Saúde debate morte de bebês em hospital

Em 20/08/2003 - 00:00
-A A+

A morte de 17 recém-nascidos no Hospital Regional Jesus Nazareno, em Caruaru, no Agreste do Estado, foi alvo de uma audiência pública promovida pela Comissão de Saúde, na manhã de ontem. O colegiado, presidido pelo deputado Sebastião Oliveira Júnior (PFL), ouviu representantes do Sindicato dos Médicos, do Ministério Público (comarca de Caruaru), Cremepe, Secretaria de Saúde e da direção do Jesus Nazareno. Os parlamentares definiram uma visita à instituição no próximo dia 6 de setembro.

A iniciativa do debate partiu dos deputados José Queiroz (PDT) e Ana Cavalcanti (PP). A preocupação dos parlamentares basea-se em notas oficiais divulgadas pelo Sindicato dos Médicos sobre o caso. Numa das notas, assinada pelo corpo clínico do hospital, os médicos alertam para a precariedade do Jesus Nazareno, como a falta de material e medicamentos, problemas físicos nas instalações, insuficiência de profissionais, entre outros.

Queiroz acusou a Secretaria Estadual de Saúde de “desviar o foco da mídia”, ao jogar a culpa pelas mortes nos médicos. “A questão não é somente as mortes dos recém-nascidos, mas a qualidade de atendimento prestado à população”, declarou.

Durante a audiência, os deputados foram informados que os bebês eram de famílias de l6 cidades do Agreste, e nove deles não tinham exames de pré-natal.

O presidente do Sindicato dos Médicos, André Longo, assegurou que a precariedade do hospital já vinha denunciada pelos médicos, no livro de ocorrências. Ele considerou muito grave o fato de não haver UTI móvel no hospital. “Com esse equipamento para remoção pediátrica, haveria melhor atendimento”, salientou Longo. Ele criticou, ainda, o secretário Guilherme Robalinho, qualificando de “eleitoreiros” as denúncias do secretário, envolvendo o centro de saúde. Já o promotor Marcos Carvalho relatou várias irregularidades no Jesus Nazareno, entre elas, a existência de um IML no hospital, com risco evidente de infecção. A coordenadora de desenvolvimento estadual da Secretaria de Saúde, Cláudia Zírpoli, destacou os investimentos que estão sendo feitos na unidade.

O presidente da Comissão, Sebastião Oliveira (PFL), declarou que é preciso descentralizar o atendimento em Caruaru e que outros municípios também não estão desempenhando o seu papel na área de saúde. .

A Comissão realiza, hoje, às 9h, inspeção no Hospital Universitário Oswaldo Cruz.