O líder da Oposição, deputado Sérgio Leite (PT), voltou a criticar, ontem, o Governo do Estado por causa dos altos índices de violência. O parlamentar lamentou que Recife e Pernambuco figurem com destaque negativo nas estatísticas da insegurança, que foi tema da matéria de capa da edição desta semana da revista Isto É. De acordo com o deputado, que citou dados da revista, o Recife aparece como campeão em casos de extorsão mediante seqüestro, quarto lugar em roubo de veículos, e quinto lugar em roubo seguido de morte.
“O preocupante é que a situação se estende para todo o Estado. Pernambuco lidera o ranking da violência do Brasil, segundo o relatório da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, que tem estudo mostrando a existência de mais de um grupo de extermínio atuando ao mesmo tempo”, ressaltou Leite.
O deputado disse que só o Governo do Estado “parece não se incomodar com essa realidade de violência que esta estampada nos jornais de Pernambuco”. “O que o Governo está esperando para mudar essa política de segurança, que está, comprovadamente, falida?”, questionou o líder da Oposição. Leite afirmou que, enquanto os criminosos “se modernizam no crime”, o policial não encontra as mínimas condições necessárias para defender a sociedade. “A Polícia Civil tem um déficit mensal de mais de R$ 1 milhão, e a ausência de verbas traz prejuízos diários como a falta de combustível nas viaturas, ausência de estrutura nas delegacias e problemas com contas de água, luz, telefone e aluguéis de prédios”, completou Leite.
Em apartes, os deputados oposicionistas Cleiton Collins (PTB), André Luiz de Farias (PDT), Moisés Filho (PL), Roberto Leandro (PT) e Sílvio Costa (PMN) também criticaram o Governo, alertando para a necessidade de medidas urgentes a fim de evitar que a situação fique descontrolada. Já o líder do PFL, deputado Augusto Coutinho, defendeu o Governo. Ele lembrou que a mesma revista revela o município de São Paulo (SP) na liderança dos roubos de carros. Em terceiro lugar está Porto Alegre (RS), que lidera o ranking de roubo seguido de morte.
“Os dois municípios são administrados pelo PT, que também, aqui no Recife, através do prefeito João Paulo, não colabora com o Governo em matéria de segurança”, afirmou Coutinho.
Leite rebateu, lembrando que a competência para tratar da segurança é do Governo do Estado, que em São Paulo é administrado pelo PSDB, e, no Rio Grande do Sul, pelo PMDB. “Às prefeituras cabe a participação em políticas compensatórias de prevenção, como fez João Paulo quando abriu 23 mil novas vagas nas escolas municipais”, concluiu.