Poder Legislativo homenageia 500 anos de Noronha

Em 13/08/2003 - 00:00
-A A+

Em sessão solene, presidida pelo deputado Aglaílson Júnior (sem partido), a Assembléia Legislativa homenageou, ontem, os 500 anos do descobrimento do arquipélago de Fernando de Noronha.

O autor da proposta, deputado Bruno Araújo (PSDB), fez uma retrospectiva histórica de Noronha, ressaltando a projeção turística do lugar. Graças ao controle ambiental, apenas 25 mil pessoas podem visitar a área, anualmente. Ali vivem 2.300 habitantes.

Noronha é administrada por Edrize Aires, nomeado pelo Governo de Pernambuco e referendado pela Alepe. Ao agradecer aos parlamentares pela sessão solene, ele apresentou um resumo com as ações em infra-estrutura, indispensáveis ao bem-estar da comunidade e do turismo, dentro de rígidos padrões do desenvolvimento sustentável. “A questão ambiental é levada muito a sério. O Governo Federal, através do Ibama, mantém um Parque Nacional Marinho, desde l988, agindo em conjunto com a administração estadual”.

Edrize Aires listou a recuperação de vias vicinais, urbanização da BR 363, melhoria no sistema de abastecimento d’água, controle migratório, site e video conferência como algumas das realizações.

Os noronhenses foram representados pelo presidente do Conselho Distrital, Milton Luna, Ida Korossy Marques de Almeida, Ernande José de Souza, José Maria Barbosa, Carlos Alberto Cavalcanti e Moisés José de Souza. Todos vieram da ilha, especialmente, para o evento.