Comissão discutirá concessões feitas pela EMTU para os ônibus

Em 10/06/2003 - 00:06
-A A+

A Comissão Especial de Transporte Coletivo irá realizar uma reunião, na próxima quinta-feira, a partir das 13h30, quando irá discutir os critérios para as concessões de linhas feitas pela EMTU. Para o encontro, o colegiado convidará o presidente da empresa, Evandro Avelar. A proposta foi do deputado Alf (PDT), que questionou a forma e os requisitos utilizados pelo órgão para a concessão das permissões de uso das linhas do transporte municipal.

“Durante a regulamentação do transporte alternativo, a Prefeitura do Recife está fazendo licitação para as linhas existentes. No sistema de transporte coletivo não vemos licitações, queremos saber o porquê e como são feitas as concessões. Não se pode ter tratamento diferenciado, além do que, com a licitação, talvez algumas empresas consigam baratear o custo operacional das viagens”, destacou Alf.

No encontro de ontem, os integrantes do colegiado debateram também o pedido de prorrogação do prazo da comissão; o requerimento de abertura da CPI para investigar a participação de policiais militares na fiscalização do transporte alternativo; e a contratação de um técnico para auxiliar o trabalho do grupo. O presidente do colegiado, deputado Nelson Pereira (PCdoB), informou que os parlamentares decidiram aguardar uma outra oportunidade para discutir o requerimento da CPI, apresentado por Alf, com a presença da maior parte dos integrantes da comissão. “O requerimento continuará na pauta, assim que todos estiverem reunidos, discutiremos o apoio de todos os integrantes da comissão à CPI”, informou.

Pereira ainda esclareceu que enviará um ofício ao presidente da Casa, deputado Romário Dias (PFL), solicitando prorrogação no prazo de duração da Comissão, que, inicialmente, deveria encerrar no próximo dia 18 de junho. O colegiado quer uma prorrogação de mais 60 dias, conforme indica o Regimento Interno da Casa. Ele também quer a contratação de um assessor técnico para o grupo, que deve ser o professor da UFPE e especialista em engenharia de trânsito, Osvaldo Lima Neto. Nesse caso, a Mesa Diretora ja encaminhou um ofício ao reitor da UFPE, Geraldo Pereira, solicitando a cessão do professor por 90 dias, a partir do dia primeiro de agosto, quando acaba o recesso parlamentar.