Leão do Norte homenageia atuação parlamentar

Em 16/12/2004 - 00:12
-A A+

Os deputados Isaltino Nascimento (PT), Raimundo Pimentel (PSDB) e Carla Lapa (PSB) receberam, ontem, o Troféu Leão do Norte, por suas atuações nas áreas de Desenvolvimento da Educação; Desenvolvimento Econômico/Administrativo e Desenvolvimento Cultural, respectivamente. O prêmio, patrocinado pelo Banco do Brasil em parceria com a Assembléia Legislativa, foi criado em 1971, com o objetivo de homenagear os parlamentares que se destacaram nessas categorias.

Para o deputado Lula Cabral (PTB), que presidiu a solenidade, a comenda é uma das mais relevantes concedidas pela Casa Joaquim Nabuco e representa a aprovação da sociedade pernambucana às iniciativas parlamentares. “O troféu é um grande estímulo para que os deputados continuem a desenvolver um bom trabalho”, ressaltou.

Nascimento, Pimentel e Carla Lapa agradeceram e ressaltaram a importância de receber a homenagem no primeiro mandato. O petista destacou sua atuação em defesa de cotas para os afrodescendentes nas universidades pernambucanas e o Projeto Parlamento Jovem, que proporcionará à juventude atuar como parlamentar na Assembléia Legislativa.

Para Pimentel, o reconhecimento veio a partir do seu empenho em busca de alternativas para o Semi-Árido do Estado, como a cultura da mamona e do sorgo.

“É preciso reverter o processo de empobrecimento dos agricultores do Semi-Árido e do Sertão”. Os dois deputados choraram ao falar do significado do prêmio.

“Estou escrevendo meu nome na história”, avaliou Isaltino. “Não é fácil conquistar essa premiação de tanta credibilidade e valor”, comemorou Pimentel.

Carla ressaltou a cultura popular, fez críticas à globalização e reivindicou mais incentivos do Estado no resgate das manifestações populares. “A grande tarefa da sociedade e dos poderes constituídos é assegurar os direitos e o livre acesso a todos para que a cultura continue se projetando, dando forma e transcendência às tradições e bons costumes”, defendeu. O superintendente do Banco do Brasil no Estado, Valdemir Diniz, parabenizou os homenageados e falou da necessidade de se produzir mudanças sociais. “Não deve ser fácil ocupar o Parlamento, diante da miséria e carência da população”, observou. O processo de escolha dos vencedores foi coordenado pelo diretor-geral da Casa, Luiz Carlos Matos.

Os parlamentares tiveram seus trabalhos analisados por uma comissão julgadora composta por 15 representantes de diversas instituições do Estado, como a Associação de Imprensa de Pernambuco (AIP), Academia Pernambucana de Letras (APL) e Conselhos Estaduais de Educação e de Cultura, além de integrantes de empresas de comunicação. O troféu foi inspirado no leão, símbolo de Pernambuco.

Ele vem das armas de Duarte Coelho e representa uma alusão real à coragem e ao espírito combativo dos pernambucanos. Durante duas décadas, a comenda recebeu a denominação de Prêmio Springer.