Os 20 anos de legalidade contínua do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) foram comemorados, ontem, pelo deputado Nélson Pereira. O PCdoB obteve autorização judicial para atuar na legalidade em 1985, com o fim da ditadura militar.
“Nesses anos, a legenda amadureceu, participou dos principais movimentos da vida política do Brasil, fez história e cresceu muito”, ressaltou o parlamentar, que é o único representante do partido na Alepe.
De acordo com Nélson Pereira, os comunistas organizaram a Guerrilha do Araguaia, enfrentaram a repressão e lutaram pelo resgate dos direitos democráticos. Atualmente, são 60 mil militantes espalhados por cerca de 1.500 cidades. “Afinada com o Governo Federal, a sigla, agora, empenha-se em fazer funcionar um novo projeto para o País”, afirmou.
O PCdoB já elegeu 11 prefeitos, 27 vice-prefeitos, 12 deputados federais e 272 vereadores espalhados em todo o Brasil. Em Pernambuco, são 18 vereadores, três prefeitos, das cidades de Olinda, Camaragibe e Sanharó, e dois vices, no Recife e no Cedro.
Para comemorar a data, um evento foi realizado, na noite de ontem, no Centro de Convenções de Pernambuco. Políticos, artistas, militantes e amigos da legenda foram convidados. “É um momento simbólico não apenas para os comunistas, mas para todos os brasileiros”, disse Nélson.