
O presidente da Comissão de Saúde da Alepe, deputado Airinho (PSB), registrou sua participação no Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Primária, no Mar Hotel. O evento, que teve início ontem, contou com a participação de autoridades, entre elas, o secretário de Saúde do Estado, Jorge Gomes.
Outro assunto abordado foi a visita realizada ao Complexo Hospitalar da Rede Alfa, localizado na Ilha do Leite. De acordo com o socialista, a unidade é um completo e moderno centro de diagnóstico com padrões internacionais. O hospital dispõe de 214 leitos para internação, sendo 39 para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de 12 salas de cirurgia e equipamentos tecnológicos de última geração. “O Alfa atende a todas as especialidades e tem capacidade para 18 mil pacientes por mês”, ressaltou. O Hospital Alfa é um dos três que compõem a Rede Alfa de Hospitais, formada por 15 complexos hospitalares. Doze deles estão em fase de projeto. Além de Pernambuco, há unidades em Salvador e Rio de Janeiro.
Em aparte, a vice-presidente da Comissão de Saúde, deputada Miriam Lacerda (DEM), que também visitou o complexo, avaliou que o número de leitos destinados à UTI deveria ser usado para atender à população carente. A deputada Nadegi Queiroz (PMN) é médica e também elogiou o empreendimento. “É o único hospital do Estado todo informatizado”, comentou.
“Faço um apelo ao secretário de Saúde para que solicite ao Hospital Alfa o credenciamento de leitos de UTI, a fim de complementar a assistência médica e hospitalar oferecida à população da Região Metropolitana do Recife contemplada pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Arinho.