
O município do Cabo de Santo Agostinho tornou-se, ontem, a Capital administrativa de Pernambuco. A comemoração dos 130 anos de emancipação política da cidade teve como ponto alto a instalação dos Poderes Executivo e Legislativo. O evento foi aberto em frente do Palácio Conde da Boa Vista, onde o prefeito Lula Cabral recebeu o governador Eduardo Campos e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Guilherme Uchoa (PDT). No local, também estavam presentes o prefeito do Recife, João Paulo, deputados federais, estaduais, vereadores e secretários.
A cerimônia de instalação do Executivo, ocorrida no Pátio do Mercadão, situado no centro, foi marcada pelo anúncio de novas obras nos setores de saneamento, transportes e habitação. Destaque para o projeto de construção do Terminal Integrado de Passageiros do Cabo e para a assinatura da nova ordem de serviço da Adutora de Pirapama.
“O Cabo vai receber o maior sistema de saneamento do Nordeste”, destacou o governador Eduardo Campos. Segundo ele, “os novos projetos contribuirão para a melhoria da auto-estima da comunidade local, que se sentiu desprezada durante o governo passado”. O sistema de Pirapama está avaliado em R$ 407 milhões e vai atender a 3,5 milhões de habitantes distribuídos em todas as cidades do Grande Recife.
A solenidade de transferência do Poder Legislativo ocorreu na Casa Vicente Mendes, sede da Câmara de Vereadores. A sessão foi presidida pelo deputado Everaldo Cabral (PTB). Autor do requerimento que sugeriu a mudança da administração estadual para o Cabo, o petebista declarou que “o município possui uma larga tradição histórica e política em Pernambuco e não poderia deixar de receber uma homenagem como essa”.
Durante a reunião, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gessé Valério (sem partido) repercutiu a satisfação do povo cabense em abrigar o poder público estadual durante as comemorações do aniversário da cidade. Pela tribuna, também passaram os líderes do Governo na Câmara Federal e na Assembléia, deputados José Múcio (PTB) e Isaltino Nascimento (PT), respectivamente. Ainda estiveram presentes os deputados estaduais Luciano Moura (PCdoB); o segundo secretário da Alepe, Raimundo Pimentel (PSDB); e José Queiroz (PDT).
Ao final da sessão, o deputado Guilherme Uchoa comentou que o desenvolvimento do Cabo de Santo Agostinho é resultado de um trabalho conjunto entre o Governo e a Prefeitura. “O prefeito e ex-deputado estadual Lula Cabral é, antes de tudo, um excelente administrador. Ao lado do governador Eduardo Campos, ele tem realizado uma gestão democrática e de forte compromisso com os anseios da população”, enfatizou. O presidente da Alepe e outras autoridades foram agraciados com medalhas alusivas à data.