
A Assembléia Legislativa de Pernambuco vai cobrar providências à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre os dois pousos de emergência feitos pelo vôo 6310 da Ocean Air que saiu do Recife com destino a Petrolina, Sertão do Estado, na noite de quarta-feira, levando 80 passageiros. O fato foi relatado pela deputada Isabel Cristina (PT), que também estava a bordo da aeronave. Na tribuna, a petista criticou o “descaso” da empresa com relação ao incidente e aos passageiros. O 1º vice presidente da Alepe, deputado Izaías Régis (PTB), disse que um telegrama será enviado à Anac. “Também vamos informar o fato ao Ministério da Defesa, na pessoa do ministro Nelson Jobim”, acrescentou Régis.
De acordo com Cristina, os passageiros embarcaram pela primeira vez no 6310 por volta das 22h40. Aproximadamente 20 minutos depois, o trem de pouso apresentou problemas e o avião retornou ao Aeroporto Internacional, no Recife. “Esperamos cerca de uma hora. Irresponsavelmente, a empresa nos convocou para embarcar de novo, na mesma aeronave, alegando que a falha havia sido sanada”, relatou a petista, acrescentando que, 20 minutos depois de levantar vôo pela segunda vez, o avião voltou a acusar defeito. “Os passageiros viveram momentos de pânico”, lamentou Cristina.
A parlamentar disse que a Ocean Air informou, por meio de um comunicado na TV, que o problema era simples e que os passageiros foram acomodados em hotéis. “Se a empresa conidera simples um fato como esse, não sei o que achará grave.
Talvez, para a Ocean Air, a gravidade estaria na contagem de mortos e na investigação da caixa preta do avião”, desabafou, acrescentando que “os funcionários da empresa trataram os passageiros com bastante descaso e, em nenhum momento, mostraram sensibilidade com a situação”.
Isabel disse que os passageiros denunciaram, na mesma noite, o ocorrido à Anac, mas a postura da agência não foi das melhores. “O funcionário da Anac mais se parecia com um representante da Ocean Air. Nossa denúncia foi a de número 950, só para termos uma idéia do que está ocorrendo na aviação brasileira”. A deputada perdeu dois dos três compromissos agendados em Petrolina. Ela viajaria para acompanhar o Encontro Estadual da Previdência Social e a inauguração da Câmara de Vereadores, que aconteceram ontem, além da festa de aniversário da cidade, agendada para hoje.