A vida política do ex-prefeito do Recife e ex-deputado estadual Antônio Arruda de Farias foi lembrada, ontem, pelos deputados Sebastião Rufino (DEM) e André Campos (PT). Farias faleceu no ano de 1988, quando exercia o início do mandato de senador por Pernambuco. No próximo dia 13 de abril, faz 20 anos da sua morte.
O artigo 20 Anos sem Antônio Farias, de autoria do consultor de empresas e ex-ministro Gustavo Krause, foi enaltecido pelo deputado Sebastião Rufino (DEM). O texto foi publicado na Editoria de Opinião, do Jornal do Commercio, no último domingo. “Antônio Farias participou positivamente das questões políticas no Estado. Iniciou sua carreira pública como vereador no Recife. Em seguida, foi prefeito, deputado estadual e federal e exerceu o mandato de senador por Pernambuco”, justificou. O parlamentar requereu a transcrição do artigo nos Anais da Casa e também propôs uma reunião solene em homenagem aos 20 anos de morte do ex-senador Antônio Farias. A data ainda não foi definida.
André Campos destacou momentos das trajetórias pessoal e política de Farias, lembrando a infância na cidade de Surubim, o início da vida pública aos 23 anos de idade, a gestão como prefeito do Recife, entre 1975 e 1979, e as eleições para vereador em Surubim, deputado estadual, deputado federal e senador.
“Pernambuco perdeu, à época, um exemplo de empresário e homem público. Uma pessoa diferenciada por sua inteligência, tenacidade, sobriedade e discrição.
Sempre corajoso e decidido, sem nunca perder a elegância”, afirmou.
O deputado também registrou a convivência com o ex-prefeito e as obras desenvolvidas durante a gestão à frente da Prefeitura do Recife, como o Viaduto Joana Bezerra e a Avenida Recife. “Se na vida pública Farias foi brilhante, não foi diferente na empresarial. O Grupo Farias, fundado em Pernambuco, em 1960, firmou-se como um dos maiores do País na atividade sucroalcooleira. Hoje, ele é comandado pelo filho Eduardo Farias. Meu respeito e minha admiração à viúva Geralda Farias e aos filhos Eduardo, Maria Carmem e Marcelle”, salientou.
Os deputados Geraldo Coelho (DEM), Terezinha Nunes (PSDB) e Pedro Eurico (PSDB) apartearam Campos. Coelho sugeriu que a Câmara de Vereadores do Recife faça uma homenagem ao ex-prefeito, denominando a Avenida Recife de Avenida Antônio Farias. Terezinha Nunes lembrou que, quando prefeito, na época da ditadura militar, Farias tinha muito respeito e atenção com a Imprensa. Para Eurico, a morte prematura de Antônio Farias foi uma “enorme perda para a política pernambucana”.