
No próximo dia 1º, a Alepe promove uma audiência pública para discutir os efeitos da auto-hemoterapia. Para alguns médicos e usuários, o método provoca resultados controversos. Ontem, na tribuna, a deputada Nadegi Queiroz (PHS) convidou os demais parlamentares a participar do debate. “O resultado desse tratamento é espantoso. Estima-se que cerca de dez milhões de brasileiros utilizem a técnica”, pontuou.
O tema motivou o jornalista Márcio Fonseca Mata a escrever o livro Auto-Hemoterapia O Segredo do Bom Sangue, lançado na Bienal do Livro. “A literatura é o resultado de meses de pesquisa e entrevistas. O ponto de partida para a obra foi o vídeo veiculado na internet, no qual o médico Luiz Moura fala sobre a prática. Mais de 20 milhões de pessoas assistiram ao depoimento,” acrescentou.
Nadegi enfatizou que não é uma defensora da prática terapêutica, mas considera importante avaliar o método, uma vez que muitas pessoas têm adotado a prática.
O livro traz depoimentos de vários profissionais que adotam a auto-hemoterapia “O médico paulista Luiz Mattoso homeopata, ginecologista e obstetra diz que a gripe suína pode ser prevenida com esse tipo de tratamento, assim como a dengue. Já o doutor José Luiz Runco, médico do Clube Regatas do Flamengo e da Seleção Brasileira, afirma ser o pioneiro no uso do AHT na medicina desportiva,” detalhou.
Durante a audiência, o autor fará o lançamento da obra, na presença de médicos e adeptos da auto-hemoterapia.