
A situação dos antigos funcionários da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural em Pernambuco (Emater/PE) motivou mais um pronunciamento no Plenário. Ontem, o deputado Nelson Pereira (PCdoB) solicitou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária, que aproveite esses servidores no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), a fim de que possam intensificar a assistência ao pequeno produtor rural.
“O IPA contribui fortemente com as políticas públicas para o campo e seria uma alternativa”, explicou. Atualmente, o grupo está lotado na Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart).
Os funcionários procuraram Pereira, esta semana, solicitando ajuda. “Eles não são contrários a Perpart, querem apenas ter melhores salários e perspectivas profissionais”, comentou, acrescentando que não cabe a Perpart promover a extensão rural, mas ao IPA.
A Emater/PE foi extinta há mais de 20 anos. Posteriormente, criou-se a Empresa de Abastecimento e Extensão Rural de Pernambuco (Ebape) para acomodar os servidores. A nova entidade, entretanto, teve vida curta e os funcionários foram, mais uma vez, distribuídos.