
Os 81 anos de emancipação política do município de São Caetano, no Agreste pernambucano, comemorados em 11 de setembro, foram lembrados pelo deputado Esmeraldo Santos (PR), ontem, durante a reunião plenária. A cidade, com mais de 34 mil habitantes, surgiu a partir da fazenda de José Pedro de Pontes, em 1838.
No ano seguinte, foi inaugurada a capela em homenagem a São Caetano. No entorno da capela surgiu o núcleo de povoamento. Em 1911, foi elevada à categoria de vila, denominada São Caetano da Raposa, pertencente ao município de Caruaru.
Apenas em 1938, foi elevado à categoria de cidade. “Durante a nossa gestão, em 1997, começamos a despertar a consciência civil da população. Anualmente, no dia 7 de setembro, todas as escolas da localidade participavam de desfiles cívicos. No dia 11, a cidade comemorava a data com apresentação das bandas marciais, entre outras festividades”, enfatizou o parlamentar. Os municípios de São Joaquim do Monte, Agrestina e Lagoa dos Gatos, no Agreste, e Catende e Maraial, na Zona da Mata Sul, também receberam os parabéns do republicano pelas festividades de suas datas de emancipação política, que ocorrem ainda este mês.