
No ano em que se comemora o centenário de nascimento do sergipano Pedro Paes Mendonça, o deputado Augusto Coutinho (DEM) prestou uma homenagem à família do empresário. Durante muitos anos, a família Paes Mendonça esteve à frente da rede de supermercados Bompreço e da Indústria Palmeiron. Atualmente, comanda o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação.
Natural de Serra do Machado, distrito de Ribeirópolis, região central de Sergipe, Pedro Paes Mendonça morreu em outubro de 1978, deixando dez filhos: Maria, Éster, Ceicinha, João Carlos, José Américo, Eduardo, Joseilde, Maria do Carmo, Reginaldo e Dalva.
Visionário, aos 26 anos, montou uma mercearia, estabelecimento que seria o começo de um império no Nordeste. De perfil diversificado, foi para além do mundo dos negócios, chegou a ser deputado estadual e prefeito, em Sergipe.
De acordo com Coutinho, a experiência foi fundamental para que percebesse o momento certo de transferir os negócios aos filhos os quais herdaram fielmente o talento do patriarca. “Pedro tinha uma inteligência privilegiada e grande capacidade delegativa. O filho mais velho, João Carlos, foi um dos responsáveis por erguer um dos mais bem sucedidos empreendimentos do Nordeste, o Grupo Bompreço”, observou o parlamentar.
Além disso, João Carlos recuperou da quase falência o Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. “Ele também herdou do pai a solidariedade e, por isso, inaugurou a Fundação Pedro Paes Mendonça. Por toda essa história, não poderia deixar de registrar a passagem do centenário desse sergipano tão importante para o Nordeste”, ponderou o integrante do Democratas.