
ITAÍBA – A Bacia Leiteira de Pernambuco responde por 80% da produção do Estado.
O município de Itaíba, localizado no Agreste, encabeça a lista dos maiores produtores. Na última sexta-feira (2), a cidade iniciou a 4ª edição da Festa do Leite. O evento, que terminou no último domingo (4), contou com a Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. O colegiado promoveu palestras e debates junto a autoridades e produtores.
Os prejuízos causados pela praga da cochonilha do carmim nortearam a palestra realizada no primeiro dia de atividades da Comissão. De acordo com o pesquisador do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Djalma Cordeiro, a praga atinge a palma forrageira, alimento básico do rebanho bovino. “Alguns produtores chegam a perder 70% da plantação de palma em virtude da praga”, alertou o pesquisador.
Para garantir a rentabilidade da plantação, o IPA vem apresentando variedades mais resistentes da espécie. “Desenvolvemos tecnologias para diminuir os custos do produtor. Ao mesmo tempo, a nova cultura também preserva o meio ambiente, pois não necessita de agrotóxicos”, completou Cordeiro. O Intituto repassou as sementeiras da palma aos municípios da Bacia Leiteira.
O ciclo de debates continuou, no segundo dia do evento, com a audiência pública que contou com o secretário estadual de Agricultura, Ranílson Ramos, e da gerente-geral da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Erivânia Camelo.
Segundo a representante da Adagro, Itaíba contabiliza média diária de 270 mil litros de leite. É a maior produção do Estado e a 16ª do País. “O diferencial do município é que, além dos grandes produtores, há pequenos assentamentos que fornecem leite de qualidade e em grande proporção.” Ranílson Ramos ressaltou que o Governo do Estado deseja tornar Pernambuco o maior produtor de leite do Nordeste. Atualmente, o ranking é liderado pela Bahia. Pernambuco é o segundo colocado. “Pretendemos qualificar a genética do rebanho, implantar tanques de resfriamento para o leite fornecido aos laticínios e instalar unidades de referenciamento para as queijarias”, garantiu.
A 4ª edição da Festa do Leite de Itaíba também ficou marcada pelo sucesso do torneio leiteiro, com mais de cem animais. Durante o evento, cada vaca chegou a produzir de 40 litros a 70 litros de leite/dia. Presidente da Comissão de Agricultura, o deputado Claudiano Martins Filho (PSDB) lembrou que foi a primeira vez que o evento contou com a participação do Parlamento Estadual “O rebanho de Itaíba possui aproximadamente 70 mil animais. Mais de 10% da produção de leite pernambucana tem origem no município”, salientou o parlamentar, que, este ano, apresentou projeto de lei na Alepe concedendo à cidade o título de Capital do Leite.
“Apesar de ser o maior produtor de Pernambuco, a localidade ainda não possui indústria para garantir emprego e dinamizar a economia. Encaminharemos essa solicitação ao governador Eduardo Campos e ao secretário Ranilson Ramos, no sentido de que esse sonho dos moradores de Itaíba seja concretizado”, declarou Claudiano Filho.
Os debates ainda contaram com a presença do ex-deputado estadual Claudiano Martins; do prefeito de Itaíba, Marivaldo Bispo; além de demais autoridades políticas e produtores da Bacia Leiteira.