Tragédia no Japão – Mundo em alerta quanto à geração de energia nuclear

Em 17/03/2011 - 00:03
-A A+

A ameaça de contaminação atômica no Japão, devido às explosões em alguns reatores da usina termonuclear de Fukushima, reavivou as discussões acerca dos riscos desse tipo de geração de energia, no Plenário da Casa Joaquim Nabuco. A central de produção energética daquela nação sofreu forte abalo, após o tsunami provocado pelo maior terremoto da história do país asiático.

Para o deputado Daniel Coelho (PV), “o caso japonês torna ainda mais urgente o debate acerca do assunto, principalmente, diante da provável instalação de uma geradora semelhante, no município pernambucano de Itacuruba (Sertão de Itaparica)”. Ontem, o parlamentar pediu brevidade para o agendamento da audiência pública requerida pelo deputado Rodrigo Novaes (PTC).

Ao lembrar a solicitação de Novaes, o integrante do Partido Verde fez questão de elogiar a iniciativa do governista. “Esse é um assunto técnico e está acima dos interesses das bancadas. Todos estamos cientes do problema japonês e, justamente por isso, precisamos marcar o quanto antes esse debate”, ponderou Coelho, que já declarou ser contrário à construção de uma usina da Eletrobras Eletronuclear, em Pernambuco.

Deverão participar representantes da Universidade Federal de Pernambuco, da Agência Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e das Comissões de Meio Ambiente; Ciência, Tecnologia e Informática e de Assuntos Internacionais.