Alepe lança edição revisada do Perfil Parlamentar Século XX

Em 01/06/2013 - 00:06
-A A+

A Assembleia Legislativa de Pernambuco lança, nesta segunda-feira (3), às 18h, no Plenário, a edição revisada da coleção Série Perfil Parlamentar Século XX. A iniciativa da Mesa Diretora contempla 22 deputados que tiveram sua atuação intelectual e política registrada em forma de livro, por grandes nomes do jornalismo e da literatura do Estado.

A série, lançada pela primeira vez em 2001, contextualiza a biografia dos deputados no panorama da vida pernambucana no século 20, e revela passagens inéditas da trajetória do Museu Palácio Joaquim Nabuco. A revisão é assinada por Lêda Rivas e as publicações serão distribuídas em escolas estaduais, bibliotecas, arquivos e entidades públicas.

O presidente da Alepe, deputado Guilherme Uchoa (PDT), destacou a necessidade de preservar e divulgar a história do Parlamento. “Por meio da iniciativa, novas gerações aprofundarão conhecimentos sobre a atuação de ilustres deputados que marcaram a história do Estado”, apontou, registrando que a seleção inclui apenas nomes de pessoas já falecidas “como contribuição para eternização de suas memórias”.

Primeiro-secretário, deputado João Fernando Coutinho (PSB) ressaltou a importância dos homens públicos descritos na obra. “São personalidades de diferentes origens, histórias, formações e percepções de vida, que se dedicaram à construção de um Pernambucano mais forte, digno e justo”, avaliou, acrescentando que o conteúdo dos perfis ficará disponível no site da Alepe.

Entre as personalidades perfiladas, estão Agamenon Magalhães, João Cleofas, Mário Melo, Estácio Coimbra, Nilo Coelho e José Francisco. Uma comissão especial de notáveis representando a Academia Pernambucana de Letras, o Conselho Estadual de Cultura, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Fundação Joaquim Nabuco e o Instituto Arqueológico Histórico e Geográfico Pernambucano, selecionou os nomes representantivos do século passado.

A primeira edição teve três mil exemplares para cada um dos 22 volumes da coleção, voltada para estudantes, pesquisadores, políticos e a sociedade em geral.