Empresário – Trajetória de Antônio Ermírio de Moraes é lembrada

Em 26/08/2014 - 00:08
-A A+

A morte do empresário paulista Antônio Ermírio de Moraes, presidente de honra do Grupo Votorantim, na noite do último domingo (24), em São Paulo, foi registrada, ontem de manhã, em Plenário. O deputado Antônio Moraes (PSDB) disse que trata-se de uma “grande perda” e lembrou a história de vida do empresário que faleceu aos 86 anos por insuficiência cardíaca.

“Ele era filho do ex-senador pernambucano, natural de Nazaré da Mata, José Ermírio de Moraes. Em vida, José Ermírio teve empreendimentos no Estado, nas áreas de cimento e mineração, gerando emprego e renda”, destacou.

Para Antônio Moraes, Antônio Ermírio foi uma das figuras de maior destaque na área empresarial, lutou por questões sociais e foi um dos provedores do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo. Na instituição, ocupou a diretoria administrativa por 40 anos e era presidente de honra. Ele deixa esposa e nove filhos.

Formado em engenharia metalúrgica pela Colorado School of Mines (EUA), Antônio Ermírio iniciou sua carreira em 1949 no Grupo Votorantim, fundado por seu pai.

Em 1955, foi o responsável pela instalação da Companhia Brasileira de Alumínio, hoje presente em mais de 20 países nos segmentos de metais, cimento, papel, química, eletricidade e sucos.

Em 1986, foi candidato a governador de São Paulo pelo PTB, mas perdeu o pleito para Orestes Quércia (PMDB). No campo das artes, escreveu três peças teatrais e diversos livros, sendo membro da Academia Paulista de Letras.