Com atuação no Sertão, juiz Marcus Gadelha, torna-se cidadão de Pernambuco

Em 21/05/2025 - 11:05
-A A+

A Alepe, em reunião solene na terça (20), entregou o título de Cidadão Pernambucano ao juiz Marcus César Sarmento Gadelha, por solicitação do ex-deputado Rogério Leão, representado no evento pelo deputado Luciano Duque (Solidariedade). O magistrado vem atuando há quase 20 anos na região do Sertão pernambucano.

HOMENAGEM – Magistrado vem trabalhando há quase 20 anos em comarcas do Sertão. Foto: Jarbas Araújo

Nascido na cidade de Sousa, na Paraíba, Marcus Gadelha começou como juiz de Direito de 1ª Entrância na Comarca de Cabrobó, e atuou nas comarcas de Floresta, Orocó, Belém de São Francisco e Petrolândia, de 2006 até 2015. Neste ano, foi promovido para o cargo de juiz de Direito de 2ª Entrância, titular da Vara Criminal de Serra Talhada (Sertão Central).

O projeto de resolução de Rogério Leão aponta que, como juiz eleitoral de Cabrobó, Gadelha acresceu 80% de urnas eleitorais na zona rural, beneficiando os habitantes locais. Também construiu um castelo na cidade de Flores (Sertão do Pajeú), cartão postal da PE-320.

Luciano Duque destacou a ligação do homenageado com o estado de Pernambuco “Ser pernambucano não é só nascer aqui. É ter coragem, fibra, querer bem a essa terra e trabalhar por ela. Nisso, você tem doutorado com louvor. Recebe esse título com honra, e saiba que, para nós, o senhor já era cidadão há muito tempo”, discursou.

Marcus Gadelha, por sua vez, se comprometeu a seguir atuando em benefício da população: “Se ainda fiz muito pouco, fiquem sabendo que continuarei fazendo, de pouquinho em pouquinho, e construindo um mundo melhor. Fico muito feliz por saber que todos que estão aqui também tem esse propósito.”

Também estavam presentes Giovanni Simioni, presidente da ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Serra Talhada; João Lindolfo de Andrade, da OAB de Cabrobó; Jailson Araújo, representante do Conselho Estadual da OAB; Miguel Duque, presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e Vandinho da Saúde, ex-vereador de Serra Talhada.