
FESTA – Participantes percorreram 6,5 km pela região central do Recife e concorreram a prêmios. Foto: Roberto Soares
Cerca de 3 mil ciclistas de todas as idades participaram neste domingo (13) da terceira edição do PedalAlepe. O evento celebrou os 190 anos do Poder Legislativo Estadual, comemorados no último dia 1º de abril.
Os participantes percorreram um trajeto de 6,5 km iniciado em frente ao Palácio Museu Joaquim Nabuco, sede histórica do Parlamento estadual, na Rua da Aurora, bairro da Boa Vista, Recife. A iniciativa arrecadou 2,75 toneladas de alimentos não-perecíveis.
Trajeto
A concentração do PedalAlepe 2025 teve início às 7h, e a largada ocorreu pouco antes das 9h, logo após o término da distribuição de 2.270 kits. A pedalada teve início na Rua da Aurora, em direção à Ponte do Limoeiro, no bairro de Santo Amaro. Depois de atravessar o Rio Capibaribe pela primeira vez no trajeto, os ciclistas seguiram pelo Cais do Apolo rumo à Ponte Buarque de Macedo.
Após nova travessia do rio, se direcionaram à Rua do Imperador, no bairro de Santo Antônio. Adiante, no bairro de São José, passaram pelo Cais de Santa Rita, Rua de São João, Rua da Concórdia, Ponte Velha, Cais José Mariano e novamente Rua da Aurora, onde o passeio terminou. O passeio durou pouco mais de 50 minutos e a velocidade média do trajeto foi de cerca de 7,5 km/h. Após a chegada, teve início o sorteio de 21 bicicletas.
‘Sucesso total’

PRESIDENTE – Álvaro Porto comemorou o êxito da celebração, que aproxima Casa da população. Foto: Jarbas Araújo
Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), o PedalAlepe tem o mérito de aproximar o Parlamento estadual à população. “É um evento muito importante. Estamos vendo a Rua da Aurora lotada, é sucesso total”, comemorou.

SAÚDE – Deputado Nino de Enoque pedalou de Jaboatão até o Centro do Recife para participar. Foto: Nando Chiappetta
O deputado Nino de Enoque (PL) pedalou cerca 30 km de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, até a concentração do passeio, e também prestigiou a ação. “É um evento muito importante para a saúde e o bem-estar do povo de Pernambuco”, ressaltou.
O superintendente-geral da Alepe, Aldemar Santos, salientou a adesão da sociedade ao PedalAlepe. “Foram 3 mil inscrições preenchidas em menos de uma hora. É um sucesso do ponto de vista da organização e também do incentivo à saúde”, afirmou.
A vice-presidente do Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis-PE), Júlia Guimarães, ressaltou a importância do evento para a saúde dos servidores da Alepe. “Esta é uma das pautas do sindicato neste ano. É preciso que a Casa se preocupe com a saúde do servidor, não só física, mas também mental”. O Sindilegis-PE apoiou pela segunda vez a realização do evento, e contribuiu com duas das bicicletas sorteadas ao final do passeio.

FAMÍLIA – Rafael Paiva levou esposa e filha e elogiou promoção de qualidade de vida. Foto: Jarbas Araújo
Rafael Paiva veio com a esposa, Bruna Maria, e a filha, Heloísa Maria, para o PedalAlepe. Ele enfatizou a relevância do incentivo da Alepe à atividade física. “É importante trazer a família para a rua com esse sentimento de vida saudável, principalmente as crianças. Precisamos fomentar isso em nossa cidade, e trazer essa energia positiva que a Alepe está promovendo”, disse.