Padre Remígio e empresário Clebel Cordeiro tornam-se cidadãos pernambucanos

Em 01/04/2025 - 12:04
-A A+

A Alepe concedeu, na noite de segunda (31), o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao padre Remígio de Vettor e ao empresário Clebel de Souza Cordeiro. As homenagens, prestadas em uma reunião solene, destacaram a importância de ambos para o município de Salgueiro, no Sertão Central. 

As iniciativas dos títulos partiram, respectivamente, pelo deputado Joãozinho Tenório (PRD) e pelo ex-deputado estadual Clodoaldo Magalhães (PV), que hoje ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.

Ao presidir a solenidade, o deputado Mário Ricardo (Republicanos) expressou sua alegria, ressaltando ainda o simbolismo da honraria. “Para nós, é uma honra, enquanto cidadãos deste ‘país’ chamado Pernambuco, cuja bravura do povo se mostra nas revoluções de independência. Os senhores estão recebendo hoje o título desse estado, concedido por deputados que têm uma importância muito grande para essa Casa”, declarou. 

Padre Remígio 

Por sua vez, Joãozinho Tenório frisou a importância do padre Remígio ao povo do Sertão.  “Padre Remi estendeu a mão aos que a sociedade ignorava e fez da Igreja um refúgio para os aflitos. Porém, acima de tudo, deu ao povo o mais precioso dos dons: a fé renovada na vida, na força, na justiça e na comunidade”, expressou o parlamentar. 

AÇÃO – Padre Remi é reconhecido por projetos para crianças e pessoas em situação de rua. Foto: Nando Chiappetta

Padre Remi, como é mais conhecido o religioso italiano, idealizou e organizou pastorais, movimentos e projetos sociais. Com a ajuda da comunidade, do poder público e da Igreja, implementou um programa de assistência à criança e ao adolesente, construiu um abrigo para pessoas em situação de rua, desenvolveu um programa de complementação alimentar e liderou a construção de creches, casas populares e barragens. 

Em seu discurso, o prefeito do município de Salgueiro, Fabinho Lisandro, ressaltou a importância do padre para a cidade: “Existem duas Salgueiros, uma antes da chegada do padre Remi, outra depois. Ele foi o grande presente que Deus encaminhou para o nosso Sertão. Ele mudou e revolucionou a história de nossa cidade com sua fé, bravura e altivez.”

O gestor ainda exaltou a trajetória de Clebel de Souza Cordeiro: “Clebel, com seu jeito delicado e manso, por onde passou também transformou a vida de muita gente. A história dele é de resiliência, luta e perseverança”, disse.

Clebel de Souza Cordeiro

Cordeiro, natural de Itabuna, na Bahia, precisou se mudar para Salgueiro em 1985, em busca de trabalho, e lá estruturou uma empresa que se tornou referência em plano assistencial em Pernambuco e na Bahia. A Serviço de Assistência Familiar (SAF) contribui para a geração de emprego e renda, além de promover o desenvolvimento da região de atuação.

SALGUEIRO – Empresário Clebel Cordeiro ajudou a impulsionar o desenvolvimento regional. Foto: Nando Chiappetta

Ele é ainda fundador do Salgueiro Atlético Clube, o Carcará do Sertão que, sob sua presidência, sagrou-se vice-campeão pernambucano de futebol e participou da série B do Campeonato Brasileiro.

“Quero dizer a vocês, pernambucanos, vou fazer esse trabalho mais do que nunca e vou honrar esse título que recebi hoje com muito amor e muito carinho. A partir de hoje sou um pernambucano junto com vocês”, agradeceu o empresário. 

O padre agradeceu o título, relembrando um pouco de sua história. “Quando me pediram para ir a Pernambuco, o destino era Caruaru. Mas quando cheguei lá, disse: ‘Aqui não, esse não é o lugar para mim, eu quero o lugar dos sofredores’. Pedi o Sertão, e o Sertão me deram. Foi aí que me senti um verdadeiro cidadão, um lutador, um padre para transformar, animar e dar esperança ao povo que precisava”, disse.

Uma homenagem ao padre Remi foi concedida pelas crianças do Projeto Comunitário de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Proac), com uma apresentação da orquestra infantil.