
CIDADANIA – Ação pretende oferecer 7 mil atendimentos gratuitos. Foto: Roberto Soares
A Alepe iniciou nesta terça (18) a oferta de serviços gratuitos de saúde e cidadania para a população, por meio da campanha Alepe Mulher 2025. A iniciativa, que celebra o Mês da Mulher, pretende realizar, até a quinta (20), cerca de 7 mil atendimentos na Rua da União, em frente à sede da Alepe, na região central do Recife.
Entre os serviços oferecidos estão consultas com especialistas em ginecologia, mastologia, cardiologia (com direito a eletrocardiograma), endocrinologia, dermatologia, oftalmologia (oferecido pela Fundação Altino Ventura), otorrino, vascular, nutricionista, além de odontologia.
“Este é um evento muito importante para a população. Oferecemos especialidades em que, muitas vezes, as pessoas esperam meses para serem atendidas, e nós proporcionarmos com mais rapidez aqui”, afirma o assessor da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe, Ernani Miranda.
Parcerias
Essa é a terceira edição da campanha realizada em alusão ao Dia da Mulher (8 de março), em parceria com a Prefeitura do Recife. Além dos atendimentos de saúde (para os quais houve agendamento na última semana), o Alepe Mulher oferece serviços de cidadania, direitos humanos e do consumidor, autocuidado e vacinação. Nesses casos, os atendimentos serão por ordem de chegada.
Silvia Maciel, de 42 anos, é cabeleireira e veio do bairro da Torre, na zona norte do Recife, para ser atendida. Com exames de mamografia e dermatologia agendados, ela conta que esta é sua segunda participação no evento da Casa, tendo comparecido anteriormente ao Juntos Nos Cuidamos, em novembro de 2024.
“Esta campanha é muito importante, pois os exames são voltados exclusivamente para as mulheres. Gostei muito do atendimento, do agendamento e dos procedimentos. Achei maravilhoso”, avaliou.
Diagnósticos
Para o exame de ultrassonografia, a previsão é atender cerca de 100 pacientes ao longo do dia. “Estamos contribuindo para diagnósticos precoces. Caso os pacientes descubram alguma doença, o quanto antes tratarem, melhor”, diz a médica Aryanuegila Nascimento Cazuza, de 32 anos, que está atuando nesta área.
A aposentada Jupira Pereira, de 62 anos, fez exames de endocrinologia, mastologia e ainda tomou vacinas. “Todos os anos que a Alepe ofereceu esses serviços, foi muito bom. Este ano está sendo melhor, em função da disponibilidade”, comentou. “Às vezes a gente não tem tempo de ir para médico e aqui já estou sendo atendida”, emendou.
“Estamos no Março Lilás, mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de colo do útero. Por isso, este evento acontece em um momento muito oportuno, já que essa doença é uma das principais causas de morte entre mulheres”, destaca o profissional de saúde Liniker Scotfield, da equipe de atendimento em citologia.
A radiologista Josineide do Nascimento Fonseca conta que há uma expectativa de 100 pessoas para serem atendidas no exame de mamografia. A especialista também explica a importância desse atendimento: “A prevenção é muito importante. Nosso equipamento consegue detectar o câncer em nível mínimo, então estamos aqui para trabalhar com a prevenção”.