A Alepe concedeu nesta segunda (4) o Título Honorífico de Cidadão Pernambucano ao secretário da Fazendo do Estado, Wilson José de Paula. A entrega ocorreu em reunião solene no auditório Sérgio Guerra.
Durante a cerimônia, o deputado Izaías Régis (PSDB) leu uma mensagem do presidente da Casa, Álvaro Porto (PSDB), parabenizando a deputada Débora Almeida (PSDB) pela autoria do projeto e à Assembleia Legislativa pela aprovação da homenagem. “É uma honra a Alepe conceder o título de cidadão pernambucano à Wilson José de Paula, um técnico de competência comprovada, que vem prestando excelente serviço ao Estado”, disse.
“Nascido em Brasília, mas com raízes familiares em São José do Belmonte (Sertão Central), o secretário tem agora merecidamente oficializada a pernambucanidade, já conferida pela ascendência. Com orgulho, a Terra dos Altos Coqueiros é também, desde já, a terra de Wilson José de Paula”, prosseguiu.
Débora Almeida, por sua vez, reconheceu as qualidades do homenageado como gestor.
“O trabalho na Fazenda é silencioso, invisível e, muitas vezes, impopular. Mas, para além dos números positivos, esta homenagem é a maior prova de que você tem estado à altura desse desafio. Para nós, é um orgulho ter você como secretário da Fazenda no Estado de Pernambuco”, expressou.
Trajetória
Em seu discurso, o secretário agradeceu a governadora Raquel Lyra e os parlamentares, expressando sua felicidade pela homenagem.
“Eu olho o título e fico imaginando o porquê. Acho o título grande para mim. Eu estou realmente muito feliz. É um momento que parece individual, mas que eu vejo como coletivo. Eu não teria chegado aqui sem esse apoio de todos, sem esse abraço que recebi nos primeiros momentos da Secretaria da Fazenda”, completou.
Graduado em História pela Universidade de Brasília (UnB), pós-graduado em administração e política tributária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com especialização em Finanças Públicas pela Universidade de Bath, na Inglaterra, Wilson serviu na aeronáutica, sendo controlador de tráfego aéreo, militar por mais de 10 anos e, aos 30 anos, ingressou na carreira de auditor fiscal na Receita Federal. Também foi Secretário da Fazenda do Distrito Federal (Sefaz-DF).
Também estiveram presentes na solenidade, os deputado Antônio Moraes (PP), Joaquim Lira (PV) e Luciano Duque (Solidariedade); o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, representando a governadora Raquel Lyra; a secretária de Saúde do Estado, Zilda Cavalcanti; o procurador-geral de justiça de Pernambuco, Marcos Carvalho; o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Eduardo Loyo; o presidente do grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo Monteiro, e o presidente do Sindifisco-PE, Francelino Valença.