A Alepe comemorou na noite de terça (15), em reunião solene, os 199 anos da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). A celebração partiu de uma solicitação do deputado Joel da Harpa (PL), que destacou “a grandeza e seriedade” da corporação.
“Não é toda instituição que consegue chegar aos 200 anos. E chegar mostrando que, com certeza, durará muitos e muitos anos, porque a Polícia Militar só faz crescer na sua presteza, na dedicação ao seu trabalho, no fortalecimento dos pilares de hierarquia e disciplina, com força e garantia de continuidade na prestação de serviço”, exaltou.
Honra
Ao comandar a reunião, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), destacou a importância da PMPE na segurança de Pernambuco: “A gente sabe do esforço do trabalho da Polícia Militar de Pernambuco. Uma polícia bem conceituada que age e dá segurança aos quatro cantos do Estado. Então, para a gente, é uma honra fazer essa homenagem.”
Em discurso, o coronel Ricardo Lopes, subcomandante-geral da PMPE, pontuou o orgulho em celebrar a história da instituição. “Hoje é um dia de grande celebração e honra. Ao longo de quase dois séculos, a instituição tem demonstrado bravura, lealdade e compromisso com a segurança e o bem estar do povo pernambucano”, disse. “Ao receber essa homenagem na Alepe, renovamos nosso orgulho em fazer parte de uma história marcada pelo dever e pela honra”, prosseguiu.
A cerimônia também contou com a presença do coronel Romero Marcelo da Fonseca (representando o Governo do Estado); do delegado-geral da Polícia Civil do Estado, Renato Rocha; comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel BM Iremberg Leal de Barros; do promotor de Justiça Francisco Hortênsio de Barros (representando o procurador-geral de justiça Marcos de Carvalho) e do assessor de segurança do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), coronel Emerson Lima, representando aquela corte eleitoral. A Banda da Polícia Militar comandou a parte musical da solenidade, abrindo a cerimônia com a execução do Hino Nacional Brasileiro.