Alepe Cuida leva saúde e bem-estar social a Tamandaré

Em 11/09/2024 - 17:09
-A A+

LOCAL – O Alepe Cuida ocorre na Escola de Referência em Ensino Médio Tamandaré. Foto: Nando Chiappetta

Tamandaré, na Mata Sul, foi mais um município a receber o programa itinerante de saúde e cidadania Alepe Cuida. Nesta quarta, a Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Tamandaré acolheu moradores da cidade em busca de atendimento gratuito em várias especialidades médicas e de serviços oferecidos pelos órgãos parceiros da iniciativa como Detran, Defensoria Pública de Pernambuco, Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), Banco do Nordeste (BNB) e Sebrae. Os atendimentos agendados e por livre demanda prosseguem nesta quinta (12), nos horários de 9h às 12h, e de 13h às 16h. 

Segundo o superintendente de Saúde e Medicina Ocupacional da Alepe, Wildy Ferreira, a adesão da população vem crescendo a cada nova edição do Alepe Cuida. Ferreira explicou que a visibilidade obtida pela iniciativa tem atraído cada vez mais pessoas carentes de serviços médicos e de cidadania, e que muitas vezes desconhecem a assistência ofertada pelos municípios em que residem. 

SERVIÇOS – France Hacker (esquerda) destacou a importância de levar atendimento às pessoas. Foto: Nando Chiappetta

O deputado France Hacker (PSB), com atuação política na Mata Sul, conferiu o trabalho realizado pela Superintendência de Saúde da Alepe e das instituições parceiras do programa. O parlamentar ressaltou a aproximação da Casa com as pessoas que não podem se deslocar à capital para realizar exames e procedimentos médicos. “É gratificante ver o nosso povo representado pelo Legislativo estadual, e tendo a oportunidade de receber um atendimento adequado de saúde e cidadania”, comemorou.

A pescadora Jacilene Quirino, de 55 anos, teve a oportunidade de realizar a primeira mamografia da vida nesta edição do Alepe Cuida. Ela também agendou uma ultrassom de abdome total. “É só para saber se está tudo direitinho, só rotina mesmo”, comentou. Rute Cavalcanti, que é cabeleireira, trouxe o filho Pedro para emitir a primeira via do RG, no estande do Instituto de Identificação Tavares Buril. Ela notou que a ação da Alepe tornou mais fácil e rápida a emissão do documento para quem mora em Tamandaré. 

Os atendimentos em diversas especialidades médicas puderam ser agendados com antecedência ou acessados por livre demanda, como nos casos de saúde mental, de cuidados de enfermagem e tratamento de pés diabéticos. Ultrassom de mama, tireoide, abdome total, endovaginal, além de eletrocardiograma, mamografia, consultas em odontologia, pediatria, dermatologia, cardiologia, nutrição e oftalmologia (no estande da Fundação Altino Ventura) estão entre os serviços de saúde ofertados gratuitamente à população.

SAÚDE – Wildy Ferreira (esquerda) ressaltou a adesão do público à iniciativa. Foto: Nando Chiappetta