Assembleia reverencia a trajetória de 65 anos do Sinttel em reunião solene

Em 27/08/2024 - 10:08
-A A+

Os 65 anos de atuação do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações de Pernambuco (Sinttel-PE) e o papel histórico da organização no fortalecimento do sindicalismo foram celebrados, na segunda (26), em reunião solene na Alepe. Parlamentares, membros da diretoria da entidade e autoridades do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) participaram da cerimônia, realizada por iniciativa dos deputados Doriel Barros (PT), João Paulo (PT) e Rosa Amorim (PT). 

CONSTRUÇÃO – Presidente do Sinttel, Marcelo Beltrão (ao centro) destacou novas lideranças. Foto: Giovanni Costa

Doriel Barros abriu o evento lembrando as “batalhas árduas por justiça” lideradas pelo Sinttel. “Cada sindicato é uma força que faz parte da grande corrente que nos une pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras e por justiça social”, destacou. O deputado afirmou que a entidade merece todas as honras da Casa por ter se feito presente em momentos cruciais da história brasileira, como a discussão da Constituição de 1988 e a elaboração da Lei da TV a cabo em 1994.  

João Paulo discursou em seguida, recordando a atuação do Sinttel como representativa do Novo Sindicalismo (1978-1983), movimento social que, em plena ditadura militar, lutou contra os sindicatos “pelegos”, subordinados ao Estado e às classes patronais. O parlamentar ainda comentou o impacto da revolução digital sobre o mundo do trabalho e o quão desafiador este cenário é para as organizações sindicais. “O que me dá esperança é saber que não há riqueza sem o trabalho, então temos o grande desafio de superar nossas divergências em função de um projeto estratégico maior, que é o de mudar o mundo”, assinalou.  

A deputada Rosa Amorim não pôde comparecer ao evento desta segunda por estar em missão internacional na Venezuela. Ela gravou uma saudação em vídeo para os integrantes do Sinttel. “Desde sua origem, o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações organizou lutas contra as privatizações e a precarização do trabalho no setor.  São 65 anos de luta, e que venham mais conquistas”, comemorou. 

O presidente do Sinttel, Marcelo Beltrão Correia, destacou a presença, na solenidade, de funcionários antigos, que testemunharam grande parte da trajetória da organização, e mais jovens e até de representações patronais. “Temos aqui uma plêiade extremamente rica de pessoas que ajudaram, construíram e continuam construindo a nossa história”, ressaltou. 

Correia acrescentou que a renovação das lideranças, a expansão da base sindical e a presença, na diretoria, de trabalhadores representantes de 20 empresas locais, nacionais e estrangeiras, caracteriza o momento atual da entidade. Além do presidente do Sinttel, discursaram durante a cerimônia o presidente da Federação Livre, Luis Antônio, que representa os Sindicatos de Trabalhadores de Telecomunicações de sete estados, o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Pernambuco, Paulo Rocha, e a presidente do Sinttel do Rio Grande do Norte, Iara Martins.