O programa Alepe Cuida ofereceu 529 atendimentos, entre consultas médicas, odontológicas e exames, nesta quinta (14), no centro do Recife. A ação chegou à capital em parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), dentro do evento de promoção da cidadania realizado pelo Judiciário estadual para comemorar o aniversário dos 202 anos da instituição.
Os atendimentos fornecidos pelo Alepe Cuida aconteceram no Pátio do Carmo, com a utilização de uma carreta para atendimentos de mamografia e ultrassonografia e uma van adaptada para atendimento odontológico. Também foram oferecidas consultas de dermatologia, cardiologia, clínica geral, ginecologia e urologia.
Vice-presidente do TJPE, o desembargador Fausto Campos ressaltou a importância da parceria com a Alepe. “As instituições não podem se furtar de estarem unidas para atenderem a população”, comentou.
O deputado João de Nadegi (PV) esteve presente no evento e ressaltou o impacto das ações na população. “A Alepe e o TJPE estão trazendo cidadania e dignidade a pessoas que não têm a condição de ir a um médico. Isso é muito gratificante”, ressaltou. “É um dia muito especial para o Alepe Cuida, que já tem mais de um ano e quase 40 mil pessoas atendidas. Espero que o programa possa percorrer todo o estado”, complementou.
202 anos do TJPE
Além da Alepe, a ação de cidadania teve parcerias com Prefeitura do Recife, Secretaria de Defesa Social do Estado de Pernambuco (SDS-PE), Detran-PE, Neoenergia, Compesa, Procon e Fundação Altino Ventura, entre outras instituições.
A atividade é coordenada pelo Núcleo de Conciliação do TJPE e ocorre há oito anos. Nela, são oferecidos serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, reconhecimento de união estável e negociação de débitos. Além de estética, consultas, exames, avaliações, orientações médicas e vacinação.
“No ano passado alcançamos 2.300 atendimentos, com uma gama enorme de serviços direcionado a pessoas carentes, em parceria com outras instituições. E este ano, fico muito feliz com a chegada da Assembleia Legislativa. Espero que essa parceria dure por muito tempo”, registrou o desembargador Erik Simões, coordenador geral do Núcleo de Conciliação do TJPE.
As ações do Alepe Cuida foram realizadas pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Alepe. O superintendente do setor, Wildy Ferreira, ressaltou que o programa tem tido “sucesso em vários municípios do estado e agora também teve a população participando no Recife, graças a uma parceria formalizada entre a Mesa Diretora da Alepe e a presidência do TJPE”.
População
Djanete Maria da Silva, moradora do Cabo de Santo Agostinho, soube que os atendimentos seriam realizados pelo site da Alepe. Ela fez o agendamento e saiu às 4h30 para ir ao centro do Recife e garantir seu atendimento. “Se fosse esperar por uma indicação feita pelo posto de saúde, iria demorar bem mais para conseguir exame cardiológico. Também aproveitei consultas com dentista e ginecologista”, contou.
Já Hosana do Carmo, que trabalha em um restaurante no centro do Recife, soube da ação ao ver os toldos sendo montados no Pátio do Carmo. Realizou consulta clínica e mamografia dentro do Alepe Cuida, e também conseguiu emitir a 2ª via do RG no setor da SDS-PE.
“Foi muito importante ter esse serviços de saúde aqui, porque não tenho dinheiro para fazer no particular. Foi uma grande oportunidade conseguir tudo isso e ainda fazer meu RG no mesmo dia e com facilidade”, comemorou.