A discussão acerca do combate à violência nos estádios de futebol pernambucanos foi destaque nas reuniões da Comissão de Esporte e Lazer no primeiro semestre de 2024. Uma das propostas debatidas, de autoria do deputado William Brigido (Republicanos), tem como objetivo aumentar a segurança e reduzir os casos de vandalismo, gestos e atos de racismo nos campos, ginásios, arenas e demais locais de competições profissionais.
O colegiado também realizou uma audiência pública para falar sobre a violência nos dias de jogos de futebol no Estado. Na ocasião, foram ouvidas autoridades ligadas à realização desses eventos. Eles apontaram, como medida preventiva, a necessidade de investimento em tecnologias, como reconhecimento facial e instrumentos de interceptação de conversas por celular, além do monitoramento de redes sociais e uso de drones, para evitar casos de violência nos estádios e no entorno deles.
De acordo com o presidente da Comissão, deputado Pastor Junior Tercio (PP), em todas as reuniões foram propostas ações de interesse da população, principalmente em relação às recorrentes cenas de violência vividas nos dias de jogos. “Em nossos encontros, tivemos a oportunidade de ouvir diversas autoridades, representantes dos clubes, do Governo do Estado, da Federação Pernambucana de Futebol, entre outras instituições envolvidas, na busca por soluções. Os pernambucanos precisam se sentir seguros, nos dias de jogos e Comissão de Esporte e Lazer cumpriu seu papel, aprofundando o debate e cobrando medidas urgentes do poder público, a fim de evitar que novos episódios violentos aconteçam”, lembrou o parlamentar.
Autismo
Temas relacionados à proteção de pessoas com transtorno do espectro autista também estiveram na pauta da Comissão. Em um de seus encontros, o colegiado aprovou, por exemplo, uma proposta que inclui na Lei de Proteção e Direitos da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista a promoção de campanhas educativas em eventos artísticos, culturais e desportivos realizados com recursos financeiros do Governo do Estado. O projeto é de autoria do deputado João de Nadegi (PV) e foi aprovado nos termos de um substitutivo da Comissão de Justiça.
De fevereiro a junho deste ano, o grupo analisou 42 proposições; 12 foram aprovadas e 30 aguardam parecer da Comissão de Justiça. Os membros do grupo ainda participaram de eventos como o lançamento do programa Ativa Pernambuco e do Circuito Ativa PE e do livro referente aos 20 anos do Conselho Regional de Educação Física da 12ª Região.