Denúncias feitas por candidatos do último concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros repercutiram na reunião plenária desta terça (21). Protestos de proprietários de quiosques na orla de Boa Viagem, no Recife, e o Dia de Proteção ao Aleitamento Materno também pautaram pronunciamentos.
Joel da Harpa (PL) levou à tribuna denúncias de candidatos que passaram na primeira fase do concurso público da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros contra a banca examinadora, o Instituto AOCP, na realização dos testes de aptidão física. De acordo com o parlamentar, os candidatos alegam que a banca tem usado palavras de baixo calão, humilhação e assédio com alguns candidatos, e favorecido outros.
Joel da Harpa destacou que uma prova de natação, por exemplo, foi realizada durante à noite por alguns candidatos, sem nenhum tipo de estrutura ou iluminação, e que uma prova de barras foi feita na chuva. Para ele, caso todas as denúncias sejam comprovadas, o teste precisará ser refeito. “Essas denúncias precisam ser avaliadas, porque existem candidatos que foram prejudicados e não tiveram a mesma oportunidade que outros de fazer o teste”, ressaltou. O deputado sugeriu ainda a realização de uma audiência pública emergencial para discutir e esclarecer o tema com a presença dos aprovados, de representantes da banca examinadora, do Governo do Estado, da Polícia e do Corpo de Bombeiros.
Segurança
Coronel Alberto Feitosa (PL) repercutiu o protesto realizado por quiosqueiros da orla de Boa Viagem, no Recife, na manhã desta terça. De acordo com o parlamentar, eles pediram mais segurança, estrutura e limpeza para melhor atender os turistas e a população. A categoria ainda cobrou medidas contra os frequentes arrombamentos aos quiosques e furtos e roubos no calçadão. Para o deputado, Boa Viagem tem a pior orla entre os estados do Nordeste, quando deveria ser o cartão postal da cidade e do Estado. Ele ressaltou que falta um olhar mais atento do poder público com o local. “Não vemos o governo da capital dar uma palavra no sentido de apoiar o recifense na segurança pública, e também não vamos o Governo do Estado reagir”, enfatizou.
Aleitamento
Socorro Pimentel (União) celebrou o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano e o Dia Mundial de Proteção ao Aleitamento Materno, ambos comemorados em maio. Segundo a deputada, o Brasil, através da Rede Brasileira de Leite Humano têm se destacado pela excelência no atendimento prestado às mães e bebês e pela quantidade de doações.
Ela também salientou a instalação da sala de apoio à amamentação da Alepe, inaugurada em agosto de 2023. “A sala é uma conquista de todas as mães e é importante para garantir que as mães tenham um ambiente adequado e seguro para a extração e armazenamento do leite humano durante o expediente” afirmou.
Mandato
João Paulo (PT) destacou as atividades parlamentares feitas até agora em seu mandato. O deputado citou alguns projetos de lei de sua autoria em diversas áreas, como preservação do patrimônio cultural, liberdade religiosa, direitos dos trabalhadores de entregas de aplicativos, igualdade de gênero e preservação ambiental.
Além disso, o parlamentar destacou a importância das audiências públicas, sobre temas como o piso salarial do magistério, o transporte público da Região Metropolitana do Recife e a privatização da Compesa. “Nosso mandato tem atraído um volume significativo de pautas de alta relevância e impacto para as pessoas. Para isso, utilizamos vários instrumentos, como os pronunciamentos na tribuna desta casa, as audiências públicas e as frentes parlamentares”, salientou.
Pesar
Luciano Duque (Solidariedade) lamentou a morte do ex-prefeito de Serra Talhada, Nildo Pereira de Menezes. O parlamentar expressou solidariedade a toda família e aos serratalhadenses.