
PROTAGONISMO – Homenageada teve participação ativa na criação de importantes instrumentos sociais, como o ECA, o SUAS e a Casa da Mulher do Nordeste. Foto: Jarbas Araújo.
Nascida em Aroeira (PB), a assistente social Ana Maria de Farias Lira foi agraciada com o título de cidadã pernambucana da Alepe, nesta terça (14). Proposição do deputado Mário Ricardo (Republicanos), a entrega da honraria deve-se às importantes contribuições da homenageada em defesa e fortalecimento da assistência social no Estado. A solenidade foi presidida pelo deputado Jarbas Filho (MDB) e teve apresentação cultural de Dude das Aroeiras.

LEGADO – Mário Ricardo propôs a solenidade: “Atuação que deixou um impacto duradouro nas políticas sociais”. Foto: Jarbas Araújo.
“Ana Maria é uma figura marcante na luta pelos direitos sociais e pela promoção da cidadania. Seu legado é marcado por sua dedicação incansável à promoção da justiça social e dos direitos humanos, especialmente dos mais vulneráveis em Pernambuco. Sua atuação deixou um impacto duradouro nas políticas sociais e na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse o parlamentar Mário Ricardo.
“Estou muito grata e feliz com o recebimento desse título da Alepe. Já estou há 53 anos no Recife. Essa cerimônia coroa uma vida dedicada a ajudar o povo pernambucano, em especial os menos favorecidos”, afirmou Ana Maria de Farias Lira.
Entre os convidados presentes, marcaram presença a secretária da Mulher do Recife, Glauce Medeiros; a secretária executiva do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pernambuco, Bernadeth Gondim; a secretária executiva de Assistência Social da Prefeitura do Recife, Gerusa Felizardo; a vereadora do Recife Cida Pedrosa (PCdoB); a representante do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), Lúcia Marquim; a representante do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Pernambuco (COEGEMAS-PE), Andreia Galindo; e a superintendente do Fundo Estadual de Assistência Social, Socorro Rodrigues.
Trajetória

GRATIDÃO – Para Ana Maria, homenagem coroa vida dedicada a ajudar os pernambucanos. Foto: Jarbas Araújo.
Formada em Serviço Social na cidade de Campina Grande (PB), a assistente social se mudou para Pernambuco em 1971, quando ingressou na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor. Na instituição, teve contato direto com movimentos sociais voltados para a proteção dos direitos das crianças e dos adolescentes, contribuindo significativamente para a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos importantes na gestão pública. Teve participação fundamental na criação e implementação de políticas sociais e na consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Pernambuco e no Brasil.
Em setembro de 2023, foi realizada a edição inaugural da premiação que leva o seu nome, Prêmio Ana Farias: Trajetórias de Defesa e Fortalecimento da Assistência Social, que tem como finalidade tornar público o reconhecimento das trajetórias individuais e coletivas e a luta política no campo da Assistência Social de cada segmento no Estado.
Atualmente, Ana Farias é conselheira municipal do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) no Recife, representando a instituição Casa da Mulher do Nordeste, da qual foi uma das fundadoras.