Cirurgião Joaquim Celestino recebe título de cidadão pernambucano

Em 02/05/2024 - 09:05
-A A+

RECONHECIMENTO – Entrega da honraria foi proposta pelo deputado José Patriota (ao centro). Foto: Jarbas Araújo.

A Alepe concedeu, na última terça (30), o título de cidadão pernambucano ao cirurgião Joaquim Celestino da Silva Neto. Natural do município de Codó (MA), o homenageado tem uma longa carreira dedicada à saúde e ao ensino da população pernambucana. 

A entrega da honraria teve origem no requerimento apresentado pelo deputado José Patriota (PSB). Em seu discurso de saudação, o parlamentar destacou as qualidades profissionais e pessoais do odontólogo.

TRIBUNA – “Cirurgião tem uma rica trajetória de dedicação aos pacientes”, destacou Patriota. Foto: Jarbas Araújo.

“Essa é uma justa homenagem a um homem probo e íntegro, que carrega as marcas indeléveis do compromisso com a saúde e o meio acadêmico. Parabéns pela sua rica e extensa trajetória de vida dedicada aos seus pacientes e, em especial, pela sua contribuição para o aprendizado de gerações presentes e futuras”, disse Patriota.

“Há 30 anos, resido em terras pernambucanas. Vim para estudar e construí toda minha trajetória profissional no Recife. Então, é uma grande satisfação ter meu trabalho reconhecido pela Alepe. Já me sentia pernambucano, mas agora está oficializado”, comemorou Joaquim Celeste.

Compareceram à cerimônia a reitora da UPE, Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti; o vereador do Recife Tadeu Calheiros (Podemos); e o presidente do Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE), Eduardo Vasconcelos. 

Homenageado

Joaquim Celestino da Silva Neto chegou ao Recife em 1991. Possui graduação em Odontologia, mestrado (Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial) e doutorado (Odontologia Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial), ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE).

HISTÓRIA – “Construí toda minha vida profissional no Recife”, disse o homenageado. Foto: Jarbas Araújo.

Atualmente é cirurgião bucomaxilofacial do Governo do Estado, coordenador acadêmico do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Getúlio Vargas (HGV-PE) e membro da Associação dos Cirurgiões Bucomaxilofaciais de Pernambuco. 

Atua nos hospitais Esperança, Santa Joana, MaxDay e, ainda, na sua clínica privada, onde realiza o tratamento de deformidades dentofaciais funcionais, implantes e enxertos ósseos.

Além disso, é professor adjunto da UPE e ministra as seguintes disciplinas: anatomia humana, cirurgia bucomaxilofacial, regeneração nervosa, deformidades faciais e cirurgia experimental.