Parlamentares prestigiam lançamento de novos investimentos na Jeep

Em 26/04/2024 - 08:04
-A A+

EVENTO – Deputados Mário Ricardo (esq.) e Luciano Duque (dir.) ao lado de Emanuele Cappellano, presidente do grupo Stellantis na América do Sul. Foto: Nando Chiappetta.

Representando a Alepe, os deputados Mário Ricardo (Republicanos) e Luciano Duque (Solidariedade) participaram do lançamento do novo ciclo de investimentos que a empresa Stellantis fará no Polo Automotivo de Goiana. No encontro, realizado nesta quinta (25), o presidente do grupo para América do Sul, Emanuele Cappellano, anunciou que Pernambuco vai receber um aporte de R$ 13 bilhões, ao longo dos próximos cinco anos.

O investimento possibilitará o desenvolvimento de novos produtos, a expansão da cadeia de fornecedores, o desenvolvimento de novas tecnologias para acelerar a descarbonização da mobilidade, além de representar um vetor na geração de renda e emprego na região da Mata Norte. 

“Desde que iniciamos as operações no Polo Automotivo Stellantis de Goiana, em abril de 2015, queríamos deixar um legado e fazer parte da trajetória de Pernambuco. Agora, nove anos depois, estamos novamente fazendo história ao anunciar mais um ciclo de investimentos. Esse valor será direcionado para renovar nossa linha de produtos, desenvolver novas tecnologias, atrair fornecedores e gerar novos empregos”, disse Cappellano.  

“Esse é um momento muito simbólico e importante para o nosso Estado. Ao longo desse período em que está presente em Goiana, a Stellantis mudou a realidade dessa região. Com esse investimento, a empresa vai colocar Pernambuco no topo da modernidade da construção de automóveis no Brasil”, ressaltou o parlamentar Mário Ricardo, que preside a Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe e representou o chefe do Poder Legislativo Estadual, deputado Álvaro Porto (PSDB), no evento. 

ECONOMIA – Novo ciclo de investimentos vai gerar um aporte financeiro de R$ 13 bilhões para Pernambuco, nos próximos cinco anos. Foto: Nando Chiappetta.

Já o parlamentar Luciano Duque destacou a ampliação dos negócios do grupo em terras pernambucanas e a possibilidade de inovação na produção de veículos. “De fato, esse aporte da Stellantis sinaliza uma nova era para a indústria automobilística pernambucana, em especial, para o desenvolvimento dos carros elétricos e híbridos. Isso faz com que Pernambuco amplie a sua capacidade de produção e de exportação de veículos. Então, o ganho é no emprego, na renda e na economia do Estado”, afirmou Duque. 

Autoridades

Entre os presentes, estavam a governadora Raquel Lyra; o prefeito de Goiana, Eduardo Honório; o presidente de Suape, Márcio Guiot; o presidente da Adepe, André Teixeira Filho; os secretários estaduais Coronel Hercílio da Fonseca Mamede (Casa Militar), Mariana Melo (Mulher), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Fernando Holanda (Assessoria Especial à Governadora) e Diogo Bezerra (Mobilidade e Infraestrutura).

“Muito obrigada à Stellantis pela confiança de entregar a Pernambuco mais uma vez um ciclo de investimento que vai transformar esse Polo Automotivo de Goiana na fábrica mais moderna do mundo”, comemorou a gestora estadual Raquel Lyra. 

Tecnologia

O Polo Automotivo Stellantis de Goiana é reconhecido pelo desenvolvimento de tecnologias de ponta e de inovação em hibridização e eletrificação. Já o Software Center, sediado no Porto Digital, no Recife, é referência na produção e exportação de software automotivo, enquanto que os laboratórios instalados no Polo, e em parcerias com universidades do Nordeste, dedicam-se ao desenvolvimento da eletrônica embarcada e conectividade dos veículos, com ênfase para os Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS), que é a base da direção autônoma.