Plenário: deputados ressaltam importância econômica do polo de confecções do Agreste

Em 16/04/2024 - 19:04
-A A+

ECONOMIA – Edson Vieira registrou a pujança do polo de confecções. Foto: Giovanni Costa

A força econômica dos municípios que fazem parte do polo de confecções do Agreste foi destacada na reunião plenária desta terça (16) na Alepe. Edson Vieira (União) ressaltou a cifra bilionária de negócios gerados pelo arranjo produtivo, que emprega mais de 300 mil pessoas, direta e indiretamente. “Ela movimenta mais de R$ 6 bilhões por ano em negócios. Uma cifra gigantesca que reflete o trabalho árduo e a dedicação de nossa gente”, enfatizou. Mas o deputado lamentou os indicadores sociais da região, e fez cobranças ao Governo Estadual por mais água, estradas e segurança, visando melhorar a qualidade de vida da população. 

RECONHECIMENTO – Diogo Moraes celebrou a vitória de Santa Cruz do Capibaribe no prêmio Prefeitura Empreendedora. Foto: Giovanni Costa

O destaque obtido pelas cidades do polo durante o 7° Congresso Pernambucano de Municípios, promovido pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) repercutiu em Plenário. Diogo Moraes (PSB) celebrou a conquista do Prêmio Prefeitura Empreendedora, concedido pelo Sebrae, pelo município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste Setentrional. A cidade integrante do polo de confecções foi reconhecida na categoria Empreendedorismo na Escola na etapa estadual, após concorrer com as cidades de Bezerros, Cupira, Ipojuca e Palmares, e vai representar Pernambuco na fase nacional da premiação. “E esse é um resultado bastante positivo para a gestão, para a cidade e, principalmente, para a juventude, que aprende, na capital empreendedora, o empreendedorismo, o que é muito bom e saudável”, comemorou.   

Sertão

CABROBÓ – João Paulo Costa festejou a conquista do município sertanejo no prêmio do Sebrae. Foto: Giovanni Costa

No mesmo sentido, João Paulo Costa (PCdoB) parabenizou o município de Cabrobó, no Sertão do São Francisco, pela vitória em três outras categorias do prêmio Prefeitura Empreendedora.

O deputado elogiou a gestão do prefeito Galego de Nanai e registrou a destinação de recursos de emendas parlamentares de seu mandato para o município, em áreas como pavimentação de ruas, construção de adutoras, perfuração de poços e compra de equipamentos.

O parlamentar também solicitou ao Governo do Estado a requalificação da Rodovia PE-510, que liga Cabrobó à Ilha de Assunção, no Rio São Francisco.

Leite

Luciano Duque (Solidariedade) saiu em defesa dos pequenos produtores da bacia leiteira no Agreste e no Sertão do Araripe. O parlamentar criticou o programa criado pelo Governo Estadual que gera benefícios fiscais para a bacia leiteira e alegou que há desigualdade na distribuição dos incentivos fiscais, que favorecem as grandes multinacionais e prejudicam a capacidade de produção de Pernambuco. Luciano Duque afirmou que busca uma resposta do Governo do Estado para encontrar soluções que tornem o setor leiteiro pernambucano mais competitivo.

CONCORRÊNCIA – Luciano Duque defendeu medidas para proteger os pequenos produtores de leite. Foto: Giovanni Costa

Transporte

João de Nadegi (PV) cobrou do Governo do Estado a assinatura do contrato de adesão do município de Camaragibe, na Região Metropolitana, ao consórcio de transporte metropolitano Grande Recife. O deputado ressaltou que a cooperativa de transporte municipal vem enfrentando dificuldades para manter suas operações e, após ampla discussão com a população e setores envolvidos, a lei que autoriza a entrada do município no consórcio foi aprovada e sancionada no início de março. “O contrato de adesão foi enviado à presidência do Consórcio há mais de 30 dias e contamos com o apoio integral da governadora Raquel Lyra na assinatura do documento”, externou.

MOBILIDADE – João de Nadegi elogiou a entrada de Camaragibe ao consórcio de transporte. Foto: Giovanni Costa

Microcefalia 

Dani Portela (PSOL) cobrou resposta do Governo Estadual em relação à necessidade de cirurgias ortopédicas para as crianças com microcefalia. A deputada afirmou que a epidemia do zika vírus pode ter passado, mas os efeitos da falta de assistência ainda são profundamente sentidos até hoje e não só pelas crianças, mas também por suas famílias. A ausência de cirurgias ortopédicas agrava o sofrimento delas, algumas das quais experimentam deslocamento na bacia ou deformações no fêmur, causando luxações e fraturas dolorosas. 

SAÚDE – Dani Portela cobrou do Governo do Estado a realização de cirurgias ortopédicas em crianças com microcefalia. Foto: Giovanni Costa

As condições, de acordo com a parlamentar, além de impedirem a frequência escolar e os tratamentos terapêuticos, são desencadeadoras de crises convulsivas. “O que o Estado de Pernambuco está esperando? O que a governadora Raquel Lyra está esperando? Que essas crianças passem mais um dia, mais um mês de uma vida inteira com muita dor? É urgente que Pernambuco dê a resposta, que a saúde no estado de Pernambuco dê respostas e saia do caos que tem vivido”, protestou. 

Cannabis 

João Paulo (PT) destacou a importância da informação de qualidade na redução do preconceito contra o uso da cannabis medicinal. O deputado ressaltou que o número de pacientes que fazem tratamentos com esses medicamentos cresceu 130% no ano passado em relação a 2022. Segundo ele, o aumento se deve à quantidade e qualidade de informações divulgadas sobre o tema. 

CANNABIS – João Paulo destacou o aumento no uso de remédios com a erva. Foto: Giovanni Costa

O parlamentar também voltou a defender que o cultivo e o processamento da planta sejam feitos nacionalmente, já que 51% das medicações vêm de fora. “É muito dinheiro saindo do Brasil, quando poderia estar sendo investido aqui. Além de baratear o preço dos produtos para a população mais pobre, pode gerar emprego e renda”, enfatizou.

Projetos

Delegada Gleide Ângelo (PSB) noticiou a votação em segunda discussão do Substitutivo nº 1 ao Projeto de Lei nº 730/2023, que classifica a surdez unilateral total como deficiência auditiva. Esta condição se caracteriza pela audição em apenas um dos ouvidos, o que limita a capacidade sensorial e prejudica a interação plena com as pessoas, causando limitações cognitivas. “Hoje, tivemos um grande avanço na nossa luta pelas pessoas com deficiência. Vamos continuar lutando pela surdez unilateral parcial, que a Comissão de Justiça retirou do nosso projeto. Mas hoje, nossa vitória é que, a partir dessa votação, a surdez unilateral será considerada deficiência”, afirmou.

AUDIÇÃO – Gleide Ângelo noticiou o projeto que classifica como deficiência a surdez unilateral total. Foto: Giovanni Costa

NEOENERGIA – Abimael Santos anunciou projeto que proíbe cortes no fornecimento de energia às sextas. Foto: Giovanni Costa

Abimael Santos (PL) destacou o projeto de lei de autoria dele que proíbe o corte no fornecimento de energia elétrica às sextas. O deputado relatou que tem recebido muitas reclamações de pessoas que têm a energia cortada na sexta e passam o fim de semana sem luz porque a empresa concessionária deixa para fazer a religação somente na segunda. A proposição também exige o aviso prévio de 15 dias quando houver cortes programados de energia elétrica para inspeção ou vistoria técnica no medidor.

Erário

Izaías Régis (PSDB) analisou o mau uso do erário por agentes públicos. O parlamentar apontou que o atual prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, acumula processos judiciais em razão da aplicação indevida de recursos do município do Agreste Meridional. Segundo o deputado, no caso mais recente, o gestor será obrigado a devolver cerca de 300 mil reais de recursos do Fundeb. 

AGRESTE – Izaías Régis comemorou o aniversário de emancipação política do município de Terezinha. Foto: Giovanni Costa

O deputado lembrou que, em toda a vida pública dele, iniciada em 1998, nunca respondeu a processos por mau uso do erário. Izaías Régis também comentou outro tema municipal: o aniversário de 60 anos de emancipação política de Terezinha, cidade do Agreste Meridional onde o parlamentar nasceu e tem familiares atuando como agentes públicos.

Tubarões

Nesta terça, o Plenário da Alepe acatou, em segunda discussão, matéria que busca fortalecer os direitos das vítimas de ataques de tubarões em Pernambuco. A proposta, de autoria do Pastor Júnior Tércio (PP), amplia a abrangência da aplicação dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social para beneficiar esse público.