A Alepe fez a entrega, nesta quarta (3), da 11ª edição do Prêmio Prefeitura Amiga da Mulher. A premiação, que é uma iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reconhece as gestões municipais que se destacam na promoção de políticas públicas de igualdade e de enfrentamento à violência de gênero. Desta vez, foram premiados os municípios de Canhotinho (Agreste), São José do Belmonte (Sertão), Gravatá (Agreste) e Petrolina (Sertão).
Neste ano, 14 gestores se inscreveram no prêmio, que divide-se em quatro categorias (a depender do número de habitantes de cada município). Os vencedores foram escolhidos por uma comissão avaliadora composta por representantes da sociedade civil, da Secretaria Estadual da Mulher e também por parlamentares da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), comandou a solenidade de entrega da premiação. “Parabéns a todos os premiados, que vocês continuem a desenvolver esse trabalho com responsabilidade e efetividade para as cidadãs pernambucanas”, ressaltou o chefe do Poder Legislativo.
Coube a Porto a indicação da Prefeitura Municipal de Canhotinho, que venceu na categoria dos municípios que têm até 25 mil habitantes. A prefeita Sandra Paes falou do trabalho que tem feito na cidade e da alegria de receber a honraria da Alepe. “É grande a alegria de estar aqui hoje para receber o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres. Mas é também uma imensa honra poder celebrar o reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Canhotinho. Um trabalho que é produto de muitas mãos, mentes e corações. E que, acima de tudo, é resultado do sentimento de cuidado que mobiliza a gestão e o município”, disse a gestora.
A Prefeitura de São José do Belmonte, que teve indicação do deputado Luciano Duque (Solidariedade), foi a campeã na categoria das cidades que têm entre 25 mil a 50 mil habitantes. Já no grupo de municípios entre 50 mil e 100 mil habitantes, a administração vencedora foi a Prefeitura de Gravatá. E a Prefeitura de Petrolina venceu na categoria de cidades com mais de 100 mil moradores.
O Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres está previsto na Resolução nº 1.892/2023, que normatiza as honrarias concedidas pela Alepe. A presidente do colegiado, deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB), ressaltou a importância das gestões municipais terem uma atenção especial com as ações específicas para a população feminina. “Essa premiação reconhece o trabalho desenvolvido pelas administrações municipais que desenvolvem e executam ações afirmativas em favor das mulheres. Fico gratificada quando vejo aqui coordenadores/coordenadoras e secretários/secretárias, com seus respectivos prefeitos e prefeitas, e digo: vocês se sobressaíram em todos os itens de avaliação. E por que se destacaram? Porque se preocupam com as mulheres do município de vocês”, pontuou.
Entre os presentes, estavam os deputados Edson Vieira (União), Luciano Duque (Solidariedade) e Simone Santana (PSB); a secretária estadual da Mulher, Mariana Melo; o secretário de Turismo do Recife e deputado estadual licenciado, Antônio Coelho; a juíza Ana Marques Veras (TJPE); a secretária da Mulher de São José do Belmonte, Hélia Maria Pereira; a secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, Viviane Facundes; e o prefeito de Petrolina, Simão Durando.
Premiação
Criado há pouco mais de 10 anos, o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres é concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco através da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, reconhecendo o trabalho desenvolvido pelas administrações municipais que desenvolvem e executam ações afirmativas em favor das mulheres.
São avaliadas atividades em áreas diversas como saúde, com o desenvolvimento de campanhas educativas e de cuidados e prevenção voltadas especialmente para o público feminino, assim como educação, empreendedorismo e geração de renda – sempre visando oferecer ferramentas sociais necessárias para combater qualquer tipo de discriminação e favorecer o empoderamento feminino das pernambucanas.