Solene celebra o centenário da Igreja Quadrangular

Em 26/03/2024 - 08:03
-A A+

HOMENAGEM – Presidente da IEQ em Pernambuco, reverendo Sérgio Santos recebeu placa comemorativa da Alepe. Foto: Nando Chiappetta.

A Alepe rendeu, nesta segunda (25), uma homenagem ao centenário da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ). Criada em 1923, a IEQ foi fundada pela evangelista norte-americana Aimée Semple McPherson (Irmã Aimée), em Los Angeles (EUA), e é atualmente uma das denominações pentecostais mais célebres, reconhecida por ser uma das pioneiras no uso dos meios de comunicação para evangelização. 

Presidida pelo parlamentar Coronel Alberto Feitosa (PL), a sessão solene foi uma proposição do deputado Joel da Harpa (PL). “Aos 100 anos de existência, a Igreja do Evangelho Quadrangular continua a ser uma fonte de bênçãos para a comunidade evangélica. Parabéns à liderança e a todos os membros e congregados da Igreja do Evangelho Quadrangular pelo seu centenário mundial”, destacou o autor da homenagem.

FÉ E TRABALHO – Joel da Harpa parabenizou instituição: “Fonte de bençãos para a comunidade evangélica“. Foto: Nando Chiappetta.

A cerimônia contou com apresentação musical dos pastores Daniela Borges e Cláudio Renato. Compareceram à solenidade o presidente e o vice-presidente Estadual da IEQ em Pernambuco, pastores Sérgio Santos e Everaldo Heleno; a secretária de Educação e Cultura da IEQ em Pernambuco e coordenadora do Grupo Missionário de Mulheres, pastora Mariana Angélica de Araújo dos Santos; e os pastores Flávia Santos e Moyses Santos.

“Obrigado à Alepe por essa homenagem. Que Deus abençoe todas autoridades desta Casa e todos os nossos irmãos que estão vivenciando esse momento solene”, disse o reverendo Sérgio Santos, presidente da IEQ em Pernambuco.  

NA TRIBUNA – Reverendo Sérgio Santos agradeceu o reconhecimento da Alepe: Que Deus abençoe todas as autoridades desta Casa e nossos irmãos que estão vivenciando este momento. Foto: Nando Chiappetta.

ExpansãoNo Brasil, a igreja foi fundada em 1951 pelo missionário norte-americano Harold Edwin Williams, com a colaboração do missionário peruano Jesus Hermírio Vasquez Ramos. A IEQ começou em uma casa em Poços de Caldas (MG), com uma escola de inglês, mudando-se posteriormente para São João da Boa Vista (SP), onde os fundadores construíram o primeiro templo da denominação em terras brasileiras, inaugurado em 1955.

Em Pernambuco, a Igreja do Evangelho Quadrangular teve seu início em 1969, sob a liderança do pastor Antônio Genaro de Oliveira. Em 2009, o reverendo Sérgio Santos assumiu a presidência estadual da Quadrangular, expandindo o trabalho de 48 para 150 igrejas. Atualmente, existem Igrejas Quadrangulares em mais de 172 países. No Brasil, são mais de 18 mil igrejas e 40 mil células, com mais de 40 mil pastores. O termo “Evangelho Quadrangular” reflete equilíbrio por todos os lados, estabilidade e resistência.