Médico Pedro Pereira Gonzaga Neto é o novo cidadão pernambucano

Em 21/03/2024 - 08:03
-A A+

HONRARIA – Paraibano, o cirurgião mora há dez anos no Recife e atua nas principais unidades médicas pernambucanas. Fotos: Jarbas Araújo

A Alepe concedeu, nesta quarta (20), o título de cidadão pernambucano ao médico Pedro Pereira Gonzaga Neto. Natural de Bonito de Santa Fé (PB), ele é o responsável por liderar uma série de mutirões cirúrgicos voluntários na Santa Casa da Misericórdia (Recife), que tem ajudado a população mais carente do Estado, bem como auxiliado a diminuir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Proposição do primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), a solenidade foi presidida pela parlamentar Socorro Pimentel (União) e contou também com a entrega do título de cidadão recifense, homenagem proposta pelo vereador Alcides Teixeira Neto (PSB).

“É com imenso orgulho e gratidão que a Alepe confere esse título a Pedro Gonzaga, médico que, por meio de sua dedicação incansável, conseguiu um marco para a Santa Casa de Misericórdia: reimplantar procedimentos cirúrgicos através de videolaparoscopia, com recursos do SUS. Essa cerimônia é um reconhecimento de todos aqueles que tiveram a oportunidade de ser tocados por sua generosidade e cuidados”, disse a deputada Socorro Pimentel.

DUPLA HOMENAGEM – O médico também recebeu o título de cidadão recife, proposto pelo vereador Alcides Teixeira Neto

“Moro no Recife há dez anos, mas sempre tive admiração por essa terra e pelas pessoas daqui. É indescritível a emoção de receber essa honraria do povo recifense e pernambucano. Desde que cheguei, doei-me completamente à população de Pernambuco. E, enquanto estiver por aqui, vou continuar lutando para prover saúde e bem-estar aos cidadãos dessa terra”, afirmou o grande homenageado da noite.

“Como vereador do Recife, é uma honra conceder esse título ao jovem médico Pedro Gonzaga, um homem que se empenha em salvar vidas e aliviar o sofrimento da capital pernambucana”, afirmou o parlamentar Alcides Teixeira Neto.

APRESENTAÇÃO MUSICAL – Médico e saxofonista, Pedro Gonzaga tocou na solenidade, ao lado de seus amigos músicos

PRESENÇA ILUSTRE – A cantora Nena Queiroga cantou “Anunciação” e o Hino de Pernambuco em homenagem ao médico Pedro Gonzaga

A cerimônia contou com a apresentação da cantora pernambucana Nena Queiroga e de amigos saxofonistas do médico Pedro Gonzaga, que também é músico. Entre os presentes, estavam o prefeito de Bonito de Santa Fé, Antônio Lucena Filho; o presidente da Câmara de Bonito de Santa Fé, vereador José Soares Brito Filho (Podemos); o vereador de João Pessoa Mangueira (PP); e o vereador do Recife Tadeu Calheiros (Podemos).

Carreira

Formado em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o cirurgião tem especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tendo atuado em várias cidades do Sertão, como Serra Talhada, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Custódia, Carnaíba, Afogados da Ingazeira e Tabira, chegou ao Recife, em 2024, onde passou a atuar em grandes unidades médicas da capital pernambucana, dentre elas, o Hospital Getúlio Vargas, a Unidade de Pronto Atendimento Torrões e a Santa Casa da Misericórdia do Recife. Nesse último espaço, foi o responsável pela reestruturação do serviço de cirurgia geral e pela implantação da Residência Médica em Cirurgia, que vem contribuindo para a formação de novos cirurgiões no Estado.

Professor do curso de Medicina da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Pedro Gonzaga é membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. No seu vasto currículo, consta uma série de mutirões cirúrgicos voluntários nos estados de Pernambuco, Tocantins e Mato Grosso.