Vitórias de candidatos de direita em eleições no mundo repercutem em reunião plenária

Em 12/03/2024 - 19:03
-A A+

A vitória da direita nas eleições legislativas de Portugal no último domingo (10) repercutiu na reunião plenária desta terça (12). Coronel Alberto Feitosa (PL) apontou que o fortalecimento da direita é um fenômeno que cresce em todo o mundo. Como exemplo, citou as recentes ascensões de Javier Milei, na Argentina, e de Nayib Bukele, em El Salvador, e indicou que as eleições presidenciais dos Estados Unidos devem seguir o mesmo caminho. 

“O mundo está abrindo os olhos para administrações e governos de esquerda, que têm levado cada vez mais o povo à pobreza, ao aumento do consumo de drogas e às pautas de ideologia de gênero, que só destroem e agridem a família”, enfatizou. O parlamentar também destacou a queda na aprovação do Governo Lula, no Brasil, com base em pesquisas recentes. Ele ressaltou que, atualmente, a avaliação positiva da gestão do petista caiu de 38% para 33%. 

POLÍTICA – Coronel Alberto Feitosa comemorou as vitórias da direita e da extrema direita em eleições ao redor do mundo. Foto: Jarbas Araújo

Em aparte, Renato Antunes (PL) elogiou a fala do colega. O deputado defendeu o estado mínimo e criticou a classificação generalizada de todos os direitistas como de “extrema direita”. “Fica aqui a minha crítica a nessa narrativa de se rotular de extremo aquele que é nacionalista, patriota, que defende os valores que nós defendemos, como a família e o liberalismo”, pontuou.

Segurança 

Delegada Gleide Ângelo (PSB) expressou preocupação ao comentar os resultados do Estado nos índices de violência. A deputada afirmou que Pernambuco está entre os cinco estados com aumento nos índices de homicídio em 2023. Ainda de acordo com a parlamentar, Pernambuco lidera o ranking de feminicídios do Nordeste. Ela ressaltou a urgência de medidas para reverter o cenário e criticou o atual plano de segurança do Estado por não estabelecer metas de redução de criminalidade. “A segurança pública tem dinheiro, mas faltam gestão e planejamento. Você não pode pensar em segurança pública tirando os polícias de dentro do plano”, afirmou.

SEGURANÇA – Delegada Gleide Ângelo destacou o aumento dos índices de violência em Pernambuco . Foto: Jarbas Araújo

Prerrogativa

PRERROGATIVA – Abimael Santos defendeu o direito dos deputados de fiscalizar prédios públicos. Foto: Jarbas Araújo

Abimael Santos (PL) noticiou a proposição de um projeto de lei que autoriza a vistoria de prédios públicos, como hospitais, pelos deputados, e solicitou o apoio dos colegas. O parlamentar defendeu que os deputados tenham acesso irrestrito aos locais públicos para fins de fiscalização. Abimael Santos mencionou um incidente em que foi impedido de entrar no Hospital da Restauração e ressaltou que a situação se repete em outros estabelecimentos. 

Comunicação

Izaías Régis (PSDB) lamentou o possível fechamento da Rádio Jornal Garanhuns. O parlamentar lembrou que a emissora, fundada em 1951, é a mais antiga do interior do Estado, mas parou de produzir programas locais. O deputado fez um apelo ao presidente do Grupo JCPM, proprietário da estação, para que a Rádio Jornal permaneça em funcionamento e pediu o incentivo dos comerciantes e empresários da região. “A Rádio Jornal fez sucesso durante anos, com programas excelentes, que davam prazer em ouvir. É muito triste quando a gente perde, em uma cidade do porte de Garanhuns, uma emissora desse tipo por falta de apoio”, afirmou.

COMUNICAÇÃO – Izaías Régis apelou para que o Grupo JCPM não feche a Rádio Jornal de Garanhuns. Foto: Jarbas Araújo

Aniversário

Jarbas Filho (MDB) comentou a alegria de comemorar o próprio aniversário no mesmo dia da celebração das cidades-irmãs Olinda e Recife, na Região Metropolitana. O parlamentar aproveitou a data para elogiar o legado deixado pelas gestões do pai, o ex-governador e ex-prefeito do Recife Jarbas Vasconcelos. A revitalização do Recife Antigo, que impulsionou a implantação do Porto Digital, e a triplicação da Rodovia PE-15, em Olinda, foram lembradas pelo deputado. Jarbas Filho ressaltou o aspecto multicultural das cidades, com destaque para as artes e o Carnaval.

HISTÓRIA – Jarbas Filho celebrou os aniversários das cidades de Olinda e do Recife. Foto: Jarbas Araújo

Idosos

SAÚDE – Renato Antunes elogiou o Governo pela abertura de uma unidade de saúde para pessoas idosas. Foto: Jarbas Araújo

Renato Antunes (PL) parabenizou o Governo de Pernambuco pela inauguração, na próxima quarta (13), de uma unidade de saúde voltada às pessoas idosas no bairro do Ipsep, no Recife. De acordo com o deputado, o equipamento vai disponibilizar ao público com mais de 60 anos atendimentos em áreas como geriatria, fonoaudiologia e fisioterapia.

Autismo

João Paulo Costa (PCdoB), denunciou a violência sofrida por uma jovem com transtorno do espectro autista (TEA), durante o festival de música I Wanna Be Tour, realizado semana passada em Olinda, na Região Metropolitana. Segundo o deputado, seguranças do evento agiram com desrespeito e despreparo em relação a uma pessoa com deficiência oculta, e esse tipo de postura precisa ser combatida. Costa ainda enfatizou projetos de lei de autoria dele para combater o preconceito contra as pessoas com TEA. 

Ordem do dia

HOMENAGEM – Sileno Guedes celebrou a aprovação do título de Cidadão Pernambucano para Flávio Dino. Foto: Jarbas Araújo

Nesta terça, o Plenário da Alepe acatou a concessão do título de Cidadão de Pernambuco ao ex-ministro da Justiça, ex-senador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino. Vinte e oito deputados aprovaram a homenagem, que foi proposta pelo deputado Sileno Guedes (PSB). O parlamentar comentou a acolhida da proposição e enalteceu a conexão entre o ministro do Supremo e Pernambuco, além do papel exercido pelo magistrado na defesa da democracia. Foram contrários à entrega da honraria os deputados Abimael Santos, Coronel Alberto Feitosa e Renato Antunes.

Nesta terça, os deputados também deram o aval à proposta de concessão da medalha Joaquim Nabuco Classe Ouro, de diversos autores, a dez personalidades de destaque em Pernambuco. Estão entre os agraciados a ex-conselheira do Tribunal de Contas do Estado Teresa Duere, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), Ricardo Essinger.