A Alepe concedeu, na última terça (7), o Título de Cidadã de Pernambuco à delegada de Polícia de Pernambuco Beatriz Cristina Fakih Leite Marques. A homenagem foi solicitada pelo deputado Fabrizio Ferraz (Solidariedade).
Natural de Curitiba, no Paraná, Beatriz morou nos estados de São Paulo e Minas Gerais antes de chegar a Pernambuco, em 2008, quando foi aprovada em concurso público para ingressar na Polícia Civil do Estado. Ao longo de quinze anos, passou por diversas delegacias e atualmente ocupa o cargo de Diretora Integrada Metropolitana, cuidando das unidades distritais da capital e da Região Metropolitana do Recife.
Emocionada, ela dedicou a homenagem à família pelo apoio que recebeu durante toda a vida. “Agradeço especialmente à minha mãe, que é a mulher mais forte que conheço e que me ensinou que posso ser do tamanho dos meus sonhos”, ressaltou.
Beatriz também agradeceu os amigos e colegas pernambucanos pelo acolhimento. “Pernambuco tem as pessoas mais receptivas e o melhor Carnaval”, apontou. “E eu busco ser grande como Pernambuco, então acho que merecia esse Título”, brincou.
A cerimônia contou com a presença de autoridades, amigos e familiares da homenageada. O autor da proposição, deputado Fabrizio Ferraz, destacou o histórico de trabalho e contribuição da delegada para a segurança pública do Estado. Junto com o Título, ele concedeu a ela uma missão: “Por onde for, você terá a missão de lutar bravamente em prol do nosso povo”.
A delegada Simone Aguiar, chefe da Polícia Civil de Pernambuco, destacou a dedicação de Beatriz em seu ofício. “Ela não foi escolhida à toa para ser diretora na função de atendimento, em que a maioria das pessoas não têm paciência para exercer, mas que ela faz com maestria. É uma honra para a corporação e para o Estado tê-la conosco”, ressaltou.
Amiga e parceira de trabalho, a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB) também enalteceu a homenageada. “É uma pessoa leal e que sempre foi muito séria e comprometida”, elogiou. Ela destacou que Beatriz foi sua colega de turma no curso de formação da Polícia Civil, e se mudou grávida para Pernambuco. A deputada lembrou que acolheu a amiga em sua casa por um período.
A nova cidadã pernambucana ainda recebeu homenagens do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho; do subchefe da Polícia Civil de Pernambuco, Mauro Cabral; e do superintendente de Inteligência Legislativa da Alepe, Ariosto Esteves. Todos reconheceram o comprometimento da delegada com a segurança pública de Pernambuco.
Por fim, Beatriz recebeu o carinho da filha, Giovana Marques, que, quebrando protocolos, foi convidada à tribuna para se pronunciar: “Minha mãe é a mulher mais corajosa que eu conheço”, afirmou.
A reunião solene também contou com a presença do deputado Claudiano Martins Filho (PP).