A situação de rodovias que cruzam o Agreste pernambucano pautou a Reunião Plenária desta quarta (25). Representante da região, o deputado Diogo Moraes (PSB) foi novamente à tribuna cobrar do Governo do Estado a recuperação da PE-160, onde foi registrado, na última terça (24), mais um acidente com vítima fatal. O parlamentar ainda afirmou que o Executivo mente com relação ao progresso das obras na BR-104.
Segundo o deputado, um motociclista foi atingido por um caminhão nas proximidades de Santa Cruz do Capibaribe (Agreste Setentrional), após desviar de buracos na pista da rodovia estadual. Ele pleiteou medidas emergenciais. “Eu faço um apelo ao vice-líder e ao líder do Governo, que levem esta mensagem: façam pelo menos uma operação tapa-buraco, para a gente não ver mais gente morrendo por desviar desses problemas no asfalto”, solicitou.
Com relação a BR-104, Moraes chamou de “fake news” a notícia divulgada pelo Governo do Estado sobre a entrega da duplicação de oito quilômetros da via, no trecho entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar, em Taquaritinga do Norte, ambas no Agreste Setentrional. “O que foi feito, na verdade, foi a liberação de uma parte da via para começar a restaurar outra. O Estado quer anunciar coisas positivas, mas a obra praticamente nem começou”, criticou.
Polícias civis
A aprovação da Lei Orgânica Nacional dos Policiais Civis pelo Senado Federal na última terça (24) foi celebrada por Joel da Harpa (PL). O deputado registrou que os direitos conquistados na nova legislação, como a aposentadoria com remuneração integral, licenças, prisão especial, indenizações por periculosidade e insalubridade em casos específicos, entre outros, foram resultado de intensas lutas travadas durante muitos anos. “É uma importante conquista para os policiais civis de todo o Brasil, profissionais que precisam ser mais reconhecidos pela sociedade”, destacou. Ele reforçou a necessidade da lei ser sancionada pelo presidente da República e regulamentada em Pernambuco.
O parlamentar também registrou a mobilização das entidades do Fórum dos Servidores da Segurança Pública, que vão fazer uma marcha no Recife, na próxima quinta (26), pela valorização da categoria.
Desinformação
A relação entre as fake news, notícias falsas divulgadas principalmente nas redes sociais, e o governo do ex-presidente Bolsonaro, foi destaque no pronunciamento do deputado João Paulo (PT). O parlamentar criticou a extrema direita que, segundo ele, segue nas mídias com o mesmo discurso de desinformação e mentiras utilizado nas últimas eleições presidenciais. “Numa democracia, a oposição obviamente tem todo o direito de levar sua mensagem aos eleitores, mas o que não pode predominar são postagens falsas e de ódio”.
O petista lembrou que o estado já conta com o Dia de Combate a Fake News, mas alertou para a necessidade da retomada da discussão no Congresso Nacional. “Muitas dessas notícias saem especialmente da Câmara dos Deputados. Em setembro, o governo Lula teve que ir às redes sociais da Secretaria de Comunicação da Presidência para desmentir mentiras sobre a obrigatoriedade do uso de banheiros unissex no país. Combater discursos de ódio, informações falsas e excesso de poder é defender a garantia de espaços que propiciem o exercício da liberdade de expressão por parte da população”, defendeu.
Ortopedia
A retomada dos atendimentos ortopédicos em Serra Talhada (Sertão do Pajeú), que cobre vários municípios da região, foi comemorada por Luciano Duque (Solidariedade). De acordo com o parlamentar, os atendimentos estavam paralisados pela suspensão de um convênio do Governo do Estado com a clínica prestadora do serviço, mas foram retomados nesta quarta (25), após o deputado mencionar o problema na última audiência pública da Comissão de Saúde, com a presença da secretária da pasta. Para o deputado, a atitude do Governo reforça o compromisso com a saúde da população. Ele ressaltou, ainda, a importância da interiorização e descentralização dos serviços de saúde.
Luciano Duque também parabenizou a Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, e o Instituto Federal de Serra Talhada por terem dez cursos listados no Guia da Faculdade do jornal Estado de São Paulo, que avalia os melhores cursos e instituições de ensino superior do Brasil.
Igreja
A nomeação de Dom Limacêdo Antônio da Silva como novo bispo da Diocese de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, ganhou destaque no pronunciamento do deputado José Patriota (PSB). Natural de Nazaré da Mata, na Mata Norte, o líder religioso é graduado em filosofia e teologia e possui doutorado em dogmática. Exerceu atividades em paróquias nos municípios de Limoeiro e Machados, no Agreste Setentrional, bem como em Goiana, na Mata Norte. “Vai contribuir com o inestimável papel da igreja nas áreas social e de evangelização”, disse.
No mesmo pronunciamento, Patriota celebrou os 11 anos do Blog do Finfa, veículo que divulga notícias e crônicas do ambiente político pernambucano.
Escola
O deputado Renato Antunes (PL) relatou uma visita ao Colégio Militar do Recife (CMR) nesta quarta (25). O parlamentar informou que a ida à instituição faz parte de um projeto do mandato, chamado Caravana por Mais Educação, que busca boas práticas de gestão em escolas públicas, para serem replicadas na rede estadual.
Ele destacou a vitória de estudantes do CMR na Olimpíada Internacional de Economia deste ano, realizada na Grécia, e elogiou o estímulo do Colégio à participação dos alunos em competições do tipo. “Precisamos incentivar ideias como essa, para que estudantes da rede pública de Pernambuco possam ter a oportunidade de brilhar, de exportar conhecimento para o mundo, com incentivo do Estado”, disse o deputado.
Renato Antunes ainda leu um trecho do livro Recife e seus encantos, produzido com textos de alunos da instituição, e informou que vai solicitar um voto de aplauso à iniciativa.
Ofertas
João Paulo Costa (PCdoB) comunicou a data da audiência pública dedicada aos direitos dos consumidores na black friday. O encontro, que havia sido anunciado pelo deputado na Reunião Plenária dessa terça (24), será realizado no dia 6 de novembro. Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor, ele informou que será elaborado um documento com orientações sobre as compras nesse período.
“Vamos preparar uma cartilha para orientar sobre regras como a proibição de ofertar o que não pode ser entregue e o direito de cancelamento da compra não presencial. O objetivo é que o consumidor tenha consciência dos direitos e saiba como fazer para garanti-los, por meio do Procon, da Defensoria Pública e de outros órgãos de proteção”, disse o parlamentar.