A visita da Comissão de Desenvolvimento Econômico à Fábrica da Jeep, do Grupo Stellantis, na última segunda (9), repercutiu na Reunião Plenária desta quarta (11). Parlamentares que participaram da viagem a Goiana, na Mata Norte, destacaram a importância econômica e social do polo automotivo para o Estado.
Henrique Queiroz Filho (PP) foi quem levou o tema à tribuna. Para ele, a empresa mudou a realidade local com a contratação de 38 fornecedores e a geração de mais de 60 mil empregos em toda sua cadeia produtiva. O deputado ressaltou que, desde a instalação da fábrica em Goiana, houve redução da criminalidade e da violência na região, e o município subiu da 13ª para a 4ª posição em arrecadação no Estado.
Ele também destacou a relevância do grupo na formação e valorização de jovens trabalhadores. “Pernambuco nunca tinha se dedicado a essa cadeia, mas nosso povo tem vontade de aprender e melhorar sempre, e isso estimula ainda mais o grupo a investir no nosso capital humano”, pontuou.
Em apartes, outros deputados enalteceram o empreendimento e apontaram alguns desafios para o desenvolvimento da região. Mário Ricardo (Republicanos) e Débora Almeida (PSDB) destacaram a necessidade de manter incentivos fiscais à indústria automobilística e de expandir as obras do Arco Metropolitano do Recife para melhorar o escoamento da produção e o recebimento de insumos. Já Rodrigo Farias (PSB) se disse orgulhoso de ter participado e contribuído com o projeto de implantação da fábrica em Pernambuco durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos.
Segurança pública
A visita do ministro da Justiça Flávio Dino a Pernambuco para anúncio de ações na área da segurança pública motivou o pronunciamento do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), que expressou descontentamento com a atuação do auxiliar do presidente Lula. O parlamentar considerou “midiática” a atuação de Dino e também criticou a falta de um plano estadual contra a violência, após 10 meses de governo Raquel Lyra.
“São dois perdidos com relação à área de segurança pública. Os fatos e os números mostram, a cada dia, os índices de insegurança crescerem depois da posse do atual presidente, principalmente nas regiões Nordeste e Norte do país”, discursou. Feitosa ainda anunciou a apresentação de um voto de protesto contra Dino por não ter comparecido, na última terça (10), à Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados, mesmo tendo sido convocado.
Outros deputados abordaram questões relacionadas à segurança pública e ao porte de armas, em apartes. Izaías Régis (PSDB) defendeu Flávio Dino e criticou o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo armamento da população civil. Na linha contrária, Henrique Queiroz Filho (PP) endossou Feitosa no apoio aos colecionadores, atiradores desportivos e caçadores (CACs). Pastor Cleiton Collins (PP), por sua vez, se disse contrário ao armamento da população civil e favorável ao aparelhamento das polícias. Também criticou a política do Governo Federal para o enfrentamento às drogas.
Polo de Confecções
O deputado Edson Vieira (União) registrou visita feita a Alessandro Carvalho, secretário de Defesa Social, para tratar da segurança pública do Polo de Confecções do Agreste. O parlamentar lembrou da importância do complexo para a economia do Estado e cobrou reforço policial tanto para quem fabrica, como para quem produz e quem compra. “Estamos atentos a tudo que vem trazer benéfico e progresso ao polo de confecção. Esperamos que todos os projetos voltados à área de segurança pública sejam revertidos, principalmente, ao interior do Estado”, destacou.
Dia do Nascituro
Da tribuna, Renato Antunes (PL) destacou o Dia Nacional do Nascituro, celebrado em 8 de outubro. O parlamentar pediu apoio dos colegas para a aprovação do Projeto de Lei n° 1232/2023, de autoria dele, que institui a data em âmbito estadual. Ele ressaltou que o objetivo é valorizar e garantir o direito à vida do nascituro, previsto na Constituição Federal, e fez críticas aos grupos que apoiam a descriminalização do aborto. Antunes também registrou o Dia das Crianças, a ser comemorado nesta quinta (12). Para ele, é preciso lembrar dos meninos e meninas que vivem em situação de vulnerabilidade e garantir políticas públicas para a proteção deles.
Desenrola Brasil
João Paulo Costa (PCdoB) celebrou o lançamento da segunda fase do programa federal Desenrola Brasil, que facilita a renegociação de dívidas bancárias e de contas de luz, água, varejo e educação.
Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Alepe, o parlamentar informou que a nova etapa vai garantir descontos a cerca de 32 milhões de brasileiros com renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). “Ação importante do Governo federal”, avaliou.