Alepe comemora 80 anos das Escolas Municipais Mariana Amália e Pedro Ribeiro

Em 04/10/2023 - 09:10
-A A+

FILHOS DA TERRA – Nascidos em Vitória de Santo Antão, os deputados Henrique Queiroz e Joaquim Lira entregaram uma placa comemorativa às diretoras Mayana Sales Andréa Maria do Nascimento, gestoras das instituições homenageadas. Foto: Giovanni Costa

A Alepe rendeu uma homenagem, nesta última terça-feira (3), pela passagem dos 80 anos de fundação das Escolas Municipais Mariana Amália e Pedro Ribeiro, ambas localizadas em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul do Estado. Proposição do deputado Joaquim Lira (PV), a sessão solene reuniu professores, alunos e ex-alunos das duas instituições de ensino no Auditório Sérgio Guerra.

“Não é exagero dizer que Vitória de Santo Antão é um celeiro de talentos que se projetaram em várias áreas profissionais, como o nosso célebre escritor Osman Lins, que tem obras traduzidas em diversos idiomas, e a filósofa Maria do Campo Tavares de Miranda, cujos passos iniciais foram dados em grupos escolares e escolas vitorienses. Por essa razão, tive a iniciativa de propor essa homenagem, porque as duas escolas representam a rede de ensino do município, a quem estendo minha gratidão por tudo que vem semeando na nobre missão de transmitir o conhecimento”, disse o propositor da reunião solene.

O evento contou com a participação do deputado Henrique Queiroz Filho (PP), que presidiu a cerimônia, das gestoras escolares Mayana Sales (Escola Municipal Mariana Amália) e Andréa Maria do Nascimento (Escola Municipal Pedro Ribeiro), além dos secretários municipais de Vitória de Santo Antão: Mano Holanda (Governo), Carmelo Souza (Educação) e Alex Vasconcelos (Saúde).

“Essas escolas muito nos orgulham por serem referências em educação da nossa cidade. Agradeço à dedicação das atuais diretoras e de todos os ex-gestores que ajudaram a formar gerações de meninas e meninos que hoje colaboram para o desenvolvimento de Vitória de Santo Antão”, ressaltou o parlamentar Henrique Queiroz Filho.

“Estar à frente de uma escola tradicional do nosso município, como diretora, tem grandes desafios, um alto custo e muitas renúncias. Em contrapartida, realizamos missões significativas e lindas, que enchem o coração de alegria, como essa homenagem de hoje na Alepe. Agradeço a todos os presentes e quero dizer que vamos seguir na missão que é educar nossas crianças”, afirmou a diretora Mayana Sales.

“Essa homenagem é um orgulho para nós que compomos a educação e a gestão de alunos de Vitória de Santo Antão. Agradeço à Alepe e aos nobres deputados o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas nossas escolas e o empenho que dedicamos à educação”, declarou a gestora Andréa Maria do Nascimento.

MARIANA AMÁLIA – A instituição foi inaugurada no dia 2 de fevereiro de 1943, sob a gestão do ex-prefeito José Aragão Cavalcante e direção da professora Beatriz Carneiro Leão. Atualmente, o colégio conta com 25 salas de aula, 46 turmas regulares, três turmas especiais e uma sala de recursos especiais. O corpo docente é formado por 53 professores, além de 83 funcionários, que atendem 1.113 alunos nas modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental anos iniciais e educação especial e inclusiva, tanto no turno matutino quanto vespertino.

PEDRO RIBEIRO – Em 7 de janeiro de 1943, o governo municipal vitoriense criou os dois primeiros grupos escolares da Vitória de Santo Antão, cada grupo possuía cinco cadeiras. O primeiro grupo foi nomeado Grupo Escolar Pedro Ribeiro, em homenagem ao bravo Capitão-mor da Freguesia de Santo Antão e líder do primeiro movimento nativista brasileiro, Pedro Ribeiro da Silva, que iniciou, em 1710, a chamada Guerra dos Mascates. Hoje, a escola possui 792 alunos matriculados regularmente, que se dividem nas modalidades de ensino: educação infantil, ensino fundamental I e II.

No vídeo abaixo, confira a solenidade na íntegra: