Maio Amarelo na Alepe promove conscientização no trânsito para crianças e servidores

Em 30/05/2023 - 18:05
-A A+

PÚBLICO – Auditório da Alepe recebeu crianças da rede pública de ensino. Foto: Paulo André

Estudantes de escolas públicas do Estado e servidores da Assembleia tiveram uma vivência diferenciada sobre a importância da segurança no trânsito, nesta terça (30). A campanha Maio Amarelo na Alepe ofereceu uma ampla programação de conscientização, lições de cidadania, trabalhos lúdicos e palestras para crianças e jovens e funcionários da Casa Joaquim Nabuco. As ações foram fruto de uma parceria entre o Legislativo Estadual, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Detran-PE.

As atividades começaram logo no início do dia, com a visita de alunos da creche Escola Municipal Rosa Falcão de Carvalho, do bairro de Santo Amaro. No caminho da escola para a Assembleia, as crianças, na faixa etária de cinco a seis anos, já entraram no clima do evento ao compartilharem brincadeiras com os arte-educadores da Turma do Fom Fom, do Detran. 

CRECHE – As crianças foram recebidas pelos arte-educadores da Turma do Fom Fom, do Detran. Foto: Paulo André

Na Alepe, elas participaram de atividades lúdicas promovidas pela PRF e pelo Detran, assistindo a uma apresentação de teatro de bonecos e vivenciando a experiência de atuar como “policiais mirins”. Elas ainda ganharam brindes com temáticas voltadas às normas de trânsito, como jogos e uma caderneta de autuação de infrações cometidas por parentes e amigos.

O diretor-geral do Detran-PE, André Trajano, ressaltou que o trabalho de conscientização junto ao público infantil contribui para a educação da sociedade como um todo. “Ao promovermos essas atividades lúdicas, as crianças entendem melhor sobre o assunto e passam as orientações de forma sensível para os pais.”

Durante a tarde, foi a vez da Alepe receber alunos do colégio Ginásio Pernambucano, com idades entre 14 e 17 anos. O grupo, composto por 140 adolescentes, participou de palestra educativa da PRF sobre segurança no trânsito. 

“Aqui, na palestra da Alepe, pude aprender que, em relação ao trânsito, nossos sentidos por vezes nos enganam. A segurança que devemos ter não é só uma opção, ela salva vidas”, disse a aluna do primeiro ano do Ginásio Pernambucano, Maria Júlia de Holanda.

FORMAÇÃO – Atividades lúdicas destinadas ao público infantil foram promovidas pela PRF e pelo Detran. Foto: Paulo André

Já o professor Wagner Aguiar ressaltou a importância do evento para formação cidadã dos estudantes. “Palestras assim abrem a possibilidade dos alunos refletirem o papel deles na sociedade e, mais do que isso, a responsabilidade que eles devem assumir na dinâmica do trânsito e da cidade”, colocou.

Uma apresentação sobre o mesmo tema foi oferecida pelo Detran para motoristas da Alepe e demais funcionários da Casa interessados em aprender técnicas de direção defensiva e em receber orientações sobre conscientização no trânsito e prevenção de acidentes.

Gerente de Transporte da Alepe, Wilton Silva destacou que a palestra integra um ciclo de encontros que a Assembleia Legislativa vem oferecendo aos motoristas da instituição nos últimos meses. “Encerrando o Maio Amarelo na Alepe, recebemos hoje os agentes do Detran para conversar com nossos condutores sobre educação no trânsito. Tivemos aqui uma série de dicas e noções de como ter uma direção segura e, nos próximos encontros, vamos discutir os seguintes temas: direção defensiva e condução segura”, disse.

CONSCIENTIZAÇÃO – Evento também teve atividades educativas voltadas para adultos, como um simulador de embriaguez no volante. Foto: Roberto Soares

Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Pernambuco, Alexandre Rodrigues da Silva explicou que “a PRF vê no Maio Amarelo um caminho para promover a educação no trânsito junto aos futuros motoristas e pedestres, evitando, desta forma, um maior número de mortes e acidentes nas estradas”. 

Ele destacou a relevância da parceria realizada com a Alepe e o Detran. “Não temos como resolver os problemas mais críticos da sociedade sem o apoio do Parlamento. Este link com a Assembleia e o Detran nos possibilitou levar a temática para crianças e adolescentes”, salientou.

Serviços itinerantes

O Maio Amarelo na Alepe ainda contou com serviços itinerantes do Detran. Em veículos estacionados à frente do edifício Miguel Arraes, servidores da Assembleia Legislativa puderam acompanhar o andamento de processos, emitir taxas, renovar a Carteira Nacional de Habilitação, verificar a pontuação da CNH e obter informações sobre o aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

ATENDIMENTO – Em veículos estacionados à frente do edifício Miguel Arraes, servidores puderam acessar serviços do Detran. Foto: Roberto Soares

Os participantes também tiveram a oportunidade de experimentar o simulador de embriaguez, equipamento que funciona como um game no estilo fliperama. Por meio de um óculos virtual, que simula a sessão de embriaguez, o simulador vai produzindo visão turva ou distorcida da realidade, além de causar desequilíbrio na pessoa. 

Histórico

O Maio Amarelo é um movimento internacional que foi criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A ação visa colocar em pauta o tema do respeito às regras de trânsito, estimulando a participação do governo, de empresas privadas e da população no desenvolvimento de trabalhos educativos e de conscientização.

O primeiro-secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), reforçou a importância do Poder Legislativo atuar em parceria com outros órgãos em campanhas educativas para a população. “A ação reflete o comprometimento da Alepe em trabalhar conjuntamente com demais órgãos públicos no trabalho de conscientização da sociedade sobre os mais diversos temas.”