Os donativos arrecadados da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), em solidariedade às vítimas do incêndio no Abrigo Lar Paulo de Tarso, no Ipsep (Recife), ocorrido na semana passada, foram entregues nesta terça-feira (26) no novo endereço temporário da instituição, no bairro do Torreão. Dentre as doações estão gêneros alimentícios, material de limpeza, brinquedos, roupas, sapatos e móveis, arrecadados pelos gabinetes dos deputados estaduais e por funcionários da instituição.
A entrega do material contou com as participações do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB) e do 1º secretário, deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), e de servidores da Alepe e representantes do abrigo. O Lar Paulo de Tarso integra a rede de instituições parceiras do projeto ‘Alepe Acolhe’, que oferece qualificação profissional e estágio remunerado a jovens aptos à adoção. A iniciativa é uma parceria com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Durante a visita, o presidente e o primeiro secretário conheceram as instalações da nova residência e conversaram com os representantes e crianças do abrigo. O local passou a se chamar Casa de Acolhimento Margareth Silva, em homenagem a uma das cuidadoras que faleceu no incêndio.
Para Gustavo Gouveia, momentos de tragédia reforçam a necessidade de união e mobilização do poder público. “Aproveito para prestar, mais uma vez, solidariedade às famílias das vítimas e agradecer aos servidores e colegas deputados que fizeram a sua parte. Fizemos um bom trabalho e continuaremos focados em ajudar no que estiver ao nosso alcance”, enfatizou.
Segundo Álvaro Porto, a Alepe não poderia se furtar a ajudar no momento em que as pessoas mais precisam. “O trabalho coletivo é sempre mais acolhedor e traz mais resultados. A Assembleia terá sempre um olhar mais atento para aqueles que mais precisam. Num momento como aquele da tragédia, de luto e dor, nossa obrigação é acolher e prestar solidariedade”.
Segundo o diretor administrativo do Lar Paulo de Tarso, Gezsler Carlos West (conhecido como Tio Geo), a vinda dos donativos da Alepe chega em boa hora. “Essa iniciativa é maravilhosa. É a força do amor. A Assembleia nos procurou no primeiro momento da tragédia, fomos abraçados por deputados que se colocaram à disposição para ajudar”.
Geo contou que uma criança do abrigo, Adriana*, de 11 anos, chamou sua atenção. “Essa criança não sorria, mas agora vive distribuindo sorrisos”, disse o administrador do abrigo. Adriana* reforçou a fala de Geo. “O sorriso é a única coisa importante na vida da gente. Eu estava internada com minha irmã porque inalei muita fumaça. Sai do hospital e minha irmã deixará o hospital também. A vida é bela”, enfatizou.
*Nome fictício, utilizado para proteger a identidade da criança.