
ATUAÇÃO – Objetivo do colegiado é garantir celeridade junto ao Governo do Estado e ao Comando Militar do Nordeste para instalação do equipamento. Foto: Nando Chiappetta
A Frente Parlamentar para acompanhar a implantação da Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército em Pernambuco foi instalada nesta quinta (2) na Alepe. O colegiado foi criado por meio do Requerimento nº 47/2023, aprovado em Plenário na última terça (28).
De acordo com o coordenador-geral da Frente, deputado Renato Antunes (PL), o objetivo é garantir celeridade no processo junto ao Governo do Estado e ao Comando Militar do Nordeste. “Esse importante equipamento vai trazer benefícios econômicos e sociais para Pernambuco. Queremos ser um canal de diálogo entre todos os atores envolvidos e assumir uma posição de protagonismo no projeto”, ressaltou.
A instalação da nova escola de sargentos conta com investimento de R$ 1,5 bilhão, e inclui a construção de vila olímpica, vila militar e estande de tiro em uma área de 75 km², que abrange os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, e Paudalho, na Mata Norte. Cerca de dois mil sargentos deverão ser formados na instituição anualmente.
O deputado João de Nadegi (PV), que integra o colegiado, destacou que, apesar da construção já ter sido anunciada, ainda existe o risco de o empreendimento ser retirado de Pernambuco. “Por isso, o trabalho dessa Frente será muito importante. Queremos que a escola venha para o nosso Estado”, frisou.
Também membro do grupo parlamentar, o deputado Eriberto Filho(PSB) lembrou que a última gestão estadual se comprometeu com um aporte de R$ 370 milhões em obras de infraestrutura no entorno da área onde será instalada a unidade. Para ele, é fundamental que o governo atual mantenha esse compromisso.
O vice-líder governista, deputado Joãozinho Tenório(Patriota), que compõe o colegiado, tranquilizou os colegas, garantindo que o Poder Executivo irá colaborar com a iniciativa. “Não tenho dúvida de que a gestão atual está disposta a contribuir para que a escola seja instalada de maneira rápida, beneficiando Pernambuco.”
O deputado Mário Ricardo(Republicanos), por sua vez, frisou a necessidade de investimentos por parte do Governo Federal, não apenas para implantação da instituição, mas também em duas outras intervenções que considera importantes para a concretização do projeto: a Transnordestina e o Arco Metropolitano.
Por fim, Renato Antunes apresentou a agenda da Frente Parlamentar, que prevê uma visita ao Comando Militar do Nordeste na próxima quarta (8). Reuniões com o Governo do Estado e prefeituras, além de uma visita ao Ministério da Defesa, em Brasília, também deverão ser promovidas pelo colegiado, mas as datas ainda não foram definidas.
O secretário de Segurança Pública do município de Camaragibe, coronel Marcílio Rossini da Silva, participou da reunião de instalação. Os demais parlamentares que compõem o colegiado são Coronel Alberto Feitosa (PL), Débora Almeida (PSDB), Fabrizio Ferraz (Solidariedade), Jarbas Filho (PSB) e Joel da Harpa (PL).