
JUSTIFICATIVA – “Por ter deixado sua clara impressão no horizonte, sobretudo do Recife”, afirmou Priscila Krause ao propor o Título. Foto: Giovanni Costa
O trabalho do arquiteto Jerônimo da Cunha Lima Filho, alagoano que mora em Pernambuco desde os 11 anos de idade, foi reconhecido pela Alepe nesta terça (20), com a concessão do Título de Cidadão. “A marcante trajetória do homenageado, o impacto no desenvolvimento pernambucano e a clara impressão deixada no horizonte, sobretudo do Recife”, justificou a deputada Priscila Krause (Cidadania), ao propor a honraria. A solenidade foi presidida pelo deputado Antônio Moraes (PP).
Atualmente à frente do JCL Arquitetos, em Olinda (Região Metropolitana do Recife), o Lima Filho desenvolveu um legado expressivo na arquitetura local durante mais de duas décadas de trabalho ao lado de Carlos Fernando Pontual. Foi responsável por mais de 700 projetos, entre os quais a sede da tecnológica IBM no Recife, da década de 1970; a Fábrica de Fiação de Caruaru (Agreste); a sede do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), também na Capital; e o Porto Novo Recife, ainda em construção. Dedicou-se também ao ensino, entre 1973 e 1974, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).