Sete expoentes de pesquisas nas áreas de saúde, exatas e humanas receberam homenagens póstumas da Assembleia Legislativa nesta quarta (19). Eles foram escolhidos por uma comissão formada por representantes de universidades e associações científicas para integrar o Memorial dos Notáveis Cientistas de Pernambuco.
O reconhecimento anual, previsto na Lei n° 13.176/2006 e organizado pela Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, não ocorreu nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia de Covid-19. Assim, o número de contemplados desta edição é maior, pois inclui os eleitos no período de isolamento social. Conheça os agraciados:
2020
Romildo Cordeiro Pessoa (1914 -2001) – Engenheiro e matemático recifense, foi professor nas universidades Católica (Unicap), Federal (UFPE) e Rural (UFRPE) de Pernambuco. Participou da criação dos cursos de Física, Matemática e Arquitetura da UFPE, além de ser um dos fundadores do curso de Geologia dessa instituição. Tocava piano e costumava reunir cientistas para saraus.
Armando de Albuquerque Souto Maior (1926- 2006) – Formado pela Faculdade de Direito do Recife, estudou História na Unicap, onde descobriu sua vocação. Doutor em História Antiga e a Arqueologia Clássica, implantou o primeiro curso de pós-graduação da área do Norte-Nordeste, além de fundar a CLIO, revista do mestrado em História da UFPE. A série de livros didáticos de autoria dele repercutiu em todo o Brasil a partir da década de 1950.
Edmundo Machado Ferraz (1940-2017) – Nascido na cidade de Floresta, no Sertão do São Francisco, graduou-se em Medicina pela UFPE, onde fundou, coordenou e cursou o doutorado da área. Fez o pós-doutorado no Guy’s Hospital da Universidade de Londres. Foi professor da UFPE e diretor do Hospital das Clínicas, presidente dos colégios brasileiros de Cirurgia Digestiva e de Cirurgiões, além de consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS).
2021
Ivon Palmeira Fittipaldi (1943-2020) – Alagoano de Maceió, o engenheiro eletricista chegou a lecionar física e matemática na rede estadual do Recife. Logo descobriu sua vocação para a Física Teórica, realizando mestrado e doutorado na Universidade de São Paulo (USP), além de pós-doutorados na Temple University (em 1974) e na University of Oxford (1975). Foi gestor de várias áreas da UFPE e de outras entidades científicas. Esteve no núcleo criador do Espaço Ciência e foi um dos principais idealizadores do projeto Notáveis Cientistas.
Anita Aline Albuquerque Costa (1931-2016) – Recifense que atuou nas áreas de Nutrição e Serviço Social, compôs o corpo docente da UFPE em 1971, integrando uma geração de professores que teve papel na resistência ao golpe militar. Trabalhou com crianças e adolescentes, bem como no sistema penitenciário. A pesquisadora ainda ajudou a criar o Mestrado em Serviço Social da UFPE, do qual foi coordenadora.
Fábio Hissa Vieira Hazin (1964-2020) – Engenheiro de pesca especializado em Oceanografia Pesqueira pela Tokyo University of Marine Science and Technology, pós-doutor e professor da UFRPE e UFPE. Foi gestor de programas de pesquisa nacionais e internacionais. Também atuou na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), presidindo a elaboração do tratado internacional para prevenir e eliminar a pesca ilegal.
2022 – Plaqueta de Honra
Harold T. Jorgenson (1912-1997) – Primeira personalidade a receber a Plaqueta de Honra do Memorial Notáveis Cientistas de Pernambuco, o geógrafo especialista em planejamento e política agrária esteve no Recife entre 1965 e 1967, quando contribuiu com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) em projetos para o setor sucroalcooleiro.
A solenidade foi presidida pelo deputado João Paulo (PT). O evento faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Pernambuco. Com os mais recentes, já são 48 cientistas homenageados desde o início do projeto.