
RECONHECIMENTO – Cerimônia teve a presença dos comandantes das forças militares estaduais. Foto: Giovanni Costa
Os serviços prestados pela Polícia Militar e pelo Corpo de Bombeiros Militar em Pernambuco foram exaltados pela Alepe na última sexta (18), durante Reunião Solene. Por iniciativa do deputado Joel da Harpa (PL), veteranos das duas corporações receberam homenagens pelo trabalho de proteger vidas.
“Temos que honrar quem se dedica para cuidar da segurança das pessoas, colocando em risco a própria integridade”, declarou o parlamentar no requerimento do tributo. A cerimônia teve a presença dos comandantes-gerais das duas forças militares estaduais: coronel José Roberto Santana, da PMPE, e coronel Rogério Coutinho, do Corpo de Bombeiros. Também esteve presente o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros(PSB).
A origem do Corpo de Bombeiros em Pernambuco remonta a 1636, quando foi criada a Companhia Brantmeesters. Na época, a região estava sob domínio holandês. A abrangência do serviço em todo o País só foi regulamentada em 1856, por D. Pedro II, com decreto publicado em 2 de julho, data em que se comemora o Dia do Bombeiro. Atualmente, o Corpo de Bombeiros de Pernambuco conta com um efetivo de cerca de 2.800 militares.
Também por decreto imperial, a Polícia Militar de Pernambuco é datada de 11 de junho de 1825, quando o Imperador D. Pedro I criou, na então Província de Pernambuco, o Corpo de Polícia do Recife. A corporação surgiu em resposta à Confederação do Equador, que ocorreu um ano antes.