A importância do movimento sindical para assegurar conquistas aos trabalhadores foi assunto de discursos na Reunião Plenária desta quarta (18). Primeiro a abordar o tema, o deputado Isaltino Nascimento (PSB) comemorou acordo firmado entre professores e a Prefeitura de Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR), para aumento do piso salarial. Já o deputado João Paulo (PT) ressaltou esforços do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco (SindMetal-PE) para que funcionários da Jeep recebam bonificação.
Segundo Nascimento, depois de várias rodadas de negociação, os educadores de Paulista conseguiram a anuência do prefeito Yves Ribeiro ao reajuste de 33,24%. Ele lembrou que, “por meses, o gestor e os profissionais da educação travaram disputas em torno do percentual”. “O impasse foi finalizado ontem graças à atuação do Sinprop (sindicato da categoria no município). O aumento será aplicado ainda neste mês. É uma vitória que beneficiará todos”, frisou o parlamentar.
Além do pleito, o deputado salientou o aval a outras pautas, como a contratação de docentes especializados na educação de alunos com deficiência por meio de seleção simplificada; a implantação de um modelo democrático, com gestores escolares eleitos pela comunidade escolar; e a convocação de mais 108 aprovados em concurso público. “Não há caminho para os trabalhadores obterem conquistas que não passe pela luta sindical”, pontuou o socialista.
João Paulo também observou a importância dessas entidades. Ao falar no Grande Expediente, ele denunciou “ameaças e perseguições que estariam sendo praticadas pela direção da Jeep contra integrantes do SindMetal-PE”. “Isso aconteceu após uma paralisação coordenada pelos sindicalistas na fábrica de Goiana (Mata Norte). A empresa não quer cumprir o acordo para o pagamento de uma bonificação de R$ 850 a 14.600 pessoas que trabalham no local”, comentou, em apoio ao sindicato.
O petista ainda lamentou a agressão sofrida por Paulo Valença, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), ferido por um vizinho. “Ele contou à família que foi agredido por motivos políticos, e que a pessoa ‘é bolsonarista e odeia petista’. O dirigente sindical sofreu cortes na cabeça e em outras áreas do corpo, chegando a ser socorrido pelo Samu e atendido no Hospital dos Servidores do Estado. “Amanhã, prestará queixa na Delegacia de Maria Farinha, onde o episódio ocorreu”, concluiu o parlamentar.
Agreste
A passagem dos 165 anos de emancipação política de Caruaru (Agreste Central) também motivou pronunciamentos na tribuna. No Pequeno Expediente, o deputado José Queiroz (PDT) homenageou o município que governou por quase 18 anos, enaltecendo os valores sociais, culturais, econômicos e políticos da cidade.
“É a terra de Mestre Vitalino, que ganhou fama nacional pela criatividade ao fazer do barro matéria-prima para o artesanato. Também é o lugar da feira que integra os versos da canção de Onildo Almeida, interpretada por Luiz Gonzaga, bem como da Feira da Sulanca. Além disso, é a origem de valores políticos, como o ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra”, elencou.
Diogo Moraes (PSB) foi outro parlamentar que celebrou o aniversário da cidade. “Nasci lá e jamais poderia deixar de parabenizar Caruaru. É a localidade mais importante da região e a que mais cresce em todo o Brasil. Junto com Santa Cruz do Capibaribe e Toritama, alavanca o Polo de Confecções”, disse, elogiando transformações promovidas pelas gestões de Queiroz.
O socialista ainda comentou o avanço das obras da Adutora do Alto Capibaribe, que beneficiará diversos municípios da região. “Também foram garantidos recursos para intervenções estruturadoras que permitirão a distribuição de água a 100% da zona urbana de Jataúba. Isso só foi possível pela sensibilidade do governador Paulo Câmara em atender nossos pleitos e pela Transposição do Rio São Francisco, iniciada pelo ex-presidente Lula.” O discurso recebeu o apoio dos deputados João Paulo e Doriel Barros (PT).
Datas comemorativas
A celebração do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi assinalado pelo deputado Henrique Queiroz Filho (PP). Ele resgatou a origem da data, que faz referência ao assassinato de Araceli Crespo, de 8 anos, abusada e morta em 1973. O caso jamais foi elucidado pela polícia.
“Entidades governamentais, não governamentais e a sociedade civil estão reunidas, hoje, para formular políticas públicas que previnam a ocorrência de episódios como esse”, informou. Queiroz Filho destacou, ainda, a importância de investir em ações de conscientização: “52% dos casos ocorrem dentro das casas das vítimas”.
No tempo reservado à Comunicação de Lideranças, o deputado João Paulo voltou à tribuna para registrar a passagem do Dia Nacional de Luta Antimanicomial, data que alude a um processo iniciado há mais de 30 anos. “É uma conquista para diversas famílias de pacientes em sofrimento mental e contribui para combater o estigma e o preconceito. Infelizmente, essa política tem sofrido retrocessos na gestão de Jair Bolsonaro, que, recentemente, lançou edital para aquisição de hospitais psiquiátricos.”
Assista a íntegra da Reunião Plenária: