
TRAJETÓRIA – “Perdemos um dos melhores homens públicos que já tivemos em Pernambuco e no Brasil.” Foto: Nando Chiappetta
O falecimento de Egídio Ferreira Lima foi registrado pelo deputado Antônio Moraes (PP) durante a Reunião Plenária desta terça (19). O político pernambucano morreu no último fim de semana, aos 92 anos, no Recife. “Perdemos um dos melhores homens públicos que já tivemos em Pernambuco e no Brasil”, lamentou.
O parlamentar relembrou a trajetória do ex-deputado, que iniciou a vida pública na década de 1950 como vereador em Timbaúba (Mata Norte). Depois, Ferreira Lima foi aprovado juiz de direito, assumindo a titularidade de comarcas do Interior de Pernambuco. Renunciou ao cargo para candidatar-se a deputado estadual, mas, após eleito, foi cassado pelo Regime Militar.
Passado este período político, elegeu-se deputado federal, sendo considerado um dos grandes nomes da redemocratização no Brasil. “Exerceu mandatos de muita coragem e de muita luta”, discursou Moraes, que era primo de Ferreira Lima. “Grande liderança, grande advogado e grande pai. Uma pessoa amiga e carinhosa, que tratava todos com muito respeito. Fica o reconhecimento desta Casa e os nossos sentimentos.”