Assembleia e Governo lançam concurso de redação sobre importância do Legislativo

Em 05/04/2022 - 21:04
-A A+

CIDADANIA – “Outra ação para estreitar laços entre a Casa de Todos os Pernambucanos e a população”, enfatizou Eriberto Medeiros. Foto: Roberto Soares

A Alepe e a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE) firmaram convênio, nesta terça (5), para o lançamento do concurso de redação A Importância do Poder Legislativo para o Exercício da Cidadania. A iniciativa será direcionada a estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública. O objetivo da ação é motivar o debate a respeito da importância dos Parlamentos para a formação de cidadãs e cidadãos, bem como contribuir com o exercício da leitura e da escrita.

Conforme previsto no edital do concurso – a ser publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta (6) –, o tema engloba a atuação legislativa nas três esferas: municipal, estadual e federal. Além disso, compreende atribuições, representatividade e contribuições dos Parlamentos para fortalecer a democracia. Cada participante deverá apresentar texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, escrito no registro formal da Língua Portuguesa.

Ao anunciar a iniciativa, o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros (PSB), enalteceu a importância do concurso para aproximar a Casa de Joaquim Nabuco ainda mais dos jovens. “Essa é outra ação que promovemos para estreitar laços entre a Casa de Todos os Pernambucanos e a população”, enfatizou. Ele ainda enalteceu a atuação da Escola do Legislativo (Elepe) na idealização do projeto.

PRÊMIO – “Finalistas estaduais vão vivenciar uma experiência no Congresso Nacional”, revelou Marcelo Barros. Foto: Roberto Soares

O secretário de Educação, Marcelo Barros, ressaltou o estímulo à reflexão do tema por parte dos estudantes. “Toda a comunidade escolar será contaminada positivamente por esses debates”, acredita. “O concurso terá as etapas escolar, regional e estadual. A primeira delas começará já neste mês. Os alunos que tiverem redações selecionadas pelas Gerências Regionais de Educação serão premiados com smartphones. Os três finalistas estaduais ganharão viagem para vivenciar uma experiência no Congresso Nacional”, revelou o gestor.

Representando os parlamentares da Casa, a deputada Teresa Leitão (PT) lembrou de parceria anterior entre a Alepe e a Secretaria. “Tivemos uma experiência exitosa com a realização de um concurso centrado na importância de Paulo Freire, pedagogo pernambucano e Patrono da Educação no Brasil”, recordou no discurso. Para ela, a nova iniciativa revela duas dimensões: “A Alepe precisa se aproximar ainda mais do povo, e estamos fazendo isso por meio da educação”.

Critérios técnicos

As redações deverão ter entre 25 e 30 linhas, ser inéditas e originais. O estudante defenderá uma tese – uma opinião sobre o tema proposto – apoiada em argumentos consistentes e estruturados com coerência e coesão. 

A etapa escolar ocorrerá de 11 de abril a 3 de maio. Pelo edital, as unidades de ensino definirão se haverá prazo limite para que, dentro deste período, os alunos possam se inscrever. A fase regional, por sua vez, está prevista para acontecer entre os dias 10 e 24 de maio, enquanto a dinâmica estadual será em 1º de junho.

MOBILIZAÇÃO – Segundo José Humberto Cavalcanti, 270 mil estudantes do Ensino Médio poderão concorrer. Foto: Roberto Soares

O superintendente da Elepe, José Humberto Cavalcanti, informou que 270 mil estudantes do Ensino Médio atendem aos critérios do certame. “Esse é o número de alunos regularmente matriculados. Esperamos uma grande mobilização nas escolas dada a relevância da iniciativa”, frisou, agradecendo, ainda, o apoio e a disponibilidade da Secretaria de Educação.

“Nada mais importante do que essa parceria, quando entendemos o papel fundamental da Casa Joaquim Nabuco ao representar a diversidade de nossa sociedade”, pontuou a secretária-executiva de Desenvolvimento da Educação e responsável por coordenar a ação pela gestão estadual, Ana Selva.